Heloisa L 9 6

Cresol Evolução tem projeto selecionado para a COP30

Projeto Tampinhas Solidárias, desenvolvido pela Cresol Evolução foi selecionado para exposição na COP30, como destaque de sustentabilidade e educação financeira

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

A Cresol Evolução foi selecionada para representar o cooperativismo brasileiro na COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025. A iniciativa, criada em 2024, foi inscrita pelo Sesc e passou por avaliação para compor a programação do evento internacional, que reúne delegações de quase 200 países para discutir questões ambientais e climáticas.

O reconhecimento vem por meio do Projeto Tampinhas Solidárias, uma iniciativa que une sustentabilidade, educação e cooperação, transformando o simples ato de reciclar em uma poderosa ação de impacto social.

Desenvolvido em parceria com a DUMI, o projeto tem como objetivo coletar e reciclar tampinhas plásticas, reduzindo o desperdício e promovendo benefícios sociais e econômicos nas comunidades onde a cooperativa atua. Além de contribuir para a conscientização ambiental, a ação fortalece o vínculo da Cresol com escolas, professores, pais e alunos, estimulando a responsabilidade coletiva e o consumo consciente.

Essa iniciativa conforme explica o presidente da cooperativa, Geovane Giebelmeier, envolve 20 escolas, dos municípios de Dionísio Cerqueira, Guarujá do Sul, Princesa, Palma Sola, Guaraciaba, Anchieta, Descanso, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Mondaí e Riqueza.

“São mais de 4 mil crianças e quase 500 professores envolvidos nesse projeto que no primeiro trimestre já recolheu mais de uma tonelada de tampinhas, e isso nos deixa muitos felizes, pois a Cresol trabalha para além do papel de agente financeiro oferecendo cuidado aos associados e engajamento social na comunidade. Esse projeto nasceu da vontade de envolver a comunidade escolar na reciclagem e tem sido um sucesso”, afirmou Geovane.

Na COP30, o projeto será apresentado virtualmente para quase 200 países e delegações presentes no evento, destacando o alcance global da ação local. Para o presidente, Geovane, o reconhecimento na COP30 reforça o papel transformador do cooperativismo frente aos desafios ambientais e sociais.

“O Projeto Tampinhas Solidárias mostra que pequenas atitudes, quando feitas em conjunto, geram grandes resultados. Este projeto representa a essência do cooperativismo: a união de pessoas em prol do bem comum. Estar na COP30 com essa iniciativa é motivo de orgulho e uma demonstração concreta de que a Cresol Evolução está comprometida com um futuro mais verde, mais justo e mais cooperativo”, destaca Giebelmeier.

Geovane ressalta que a escolha do Projeto para a COP30, mostra o compromisso da Cresol com a comunidade, não apenas como instituição financeira, mas como promotora de desenvolvimento social e ambiental.

“Outros projetos sociais da Cresol incluem apoio a jovens, mulheres empreendedoras e saúde para associados, reforçando seu papel positivo na região. A parceria entre cooperativa, escolas e empresas mostra como ações simples podem ter impacto mundial e levar o nome do extremo oeste de Santa Catarina para o cenário internacional”, frisou o presidente.

O funcionamento do projeto é simples e colaborativo

A Cresol Evolução abriu a iniciativa para as escolas dos municípios onde está presente, envolvendo suas parceiras locais na arrecadação de tampinhas plásticas.

A DUMI realiza a coleta do material e faz o repasse financeiro referente à reciclagem — e a Cresol Evolução dobra esse valor, como forma de incentivo e valorização do engajamento das escolas participantes.

Ao final, a escola que mais arrecadar tampinhas será premiada, de acordo com a principal necessidade identificada pela própria instituição, reforçando o propósito de gerar impacto positivo local.

O projeto será apresentado na Exposição Digital da COP30, com conteúdo exibido nos totens do evento e no portal Coop na COP30, ampliando o alcance e a visibilidade da boa prática cooperativista.

Além de criar a consciência ambiental, a Cresol dobra o valor pago pela empresa Dumi na reciclagem, revertendo tudo para as escolas participantes, que podem usar os recursos para melhorias. A escola que mais arrecadar receberá um projeto social especial.

LEIA MAIS:Escola de São José do Cedro ajuda a levar água para moradores de Moçambique

LEIA MAIS:Município investirá mais de R$ 6 milhões em infraestrutura, maquinário e abastecimento de água

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.