CRAS retomará atividades em Março

Após o período de recesso de final de ano, os atendimentos do CRAS de São José do Cedro, já tem data definida para serem retomadas em 2024.

Conforme a Secretária de Assistência Social, Mauriane Francozi, os serviços prestados, como o Programa de Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serão retomados no dia 05 de março.

Ela explica que o PAIF trata de ações socioassistenciais de proteção básica, realizadas com famílias em situação de vulnerabilidade social.

Tendo como objetivo prevenir o rompimento do vínculo familiar e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária.

O atendimento é de forma particularizada, sendo realizadas visitas domiciliares e atendimentos, como também de forma grupal, com encontros mensais.

O município de São José do Cedro atende 04 comunidades com o Programa de Atendimento Integral à Família, a linha Peperi, linha São Mateus e nos distritos de Mariflor e Padre Réus.

Também acontecem reuniões na Sede do CRAS com o grupo de participantes da cidade.

Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV – é um conjunto de serviços realizados em grupos, que busca complementar o trabalho social com as famílias do município, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, além de fortalecer as relações familiares e comunitárias, promovendo a integração e troca de experiências entre os participantes.

O programa atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos, além de idosos.

Mauriane destaca que o SCFV oferece diversas opções de oficinas para os integrantes, como Cidadania, Jiu-Jitsu, Capoeira, Artesanato, Arte Circense e Arte Escultura, sendo desenvolvidas 3x na semana (terças, quartas e quintas-feiras) para os grupos da área urbana, além de nas sextas-feiras no Distrito de Mariflor.

...