Promovido pelo CRAS Três Fronteiras o Workshop sobre o uso de plantas medicinais destacou práticas reconhecidas pela OMS e aplicadas no SUS
Na tarde da última quarta-feira, dia 20 de agosto, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Bairro Três Fronteiras, em Dionísio Cerqueira, realizou um importante Workshop com o tema “Plantas Medicinais”, conduzido pela acadêmica de Nutrição da Uniasselvi, Giulianna Bertagnolli.
A atividade reuniu participantes interessados em aprender sobre as diferentes formas de utilização de plantas medicinais e os benefícios que elas podem prevenir para a saúde e o bem-estar.
Giulianna destacou como o conhecimento ancestral sobre as plantas medicinais, passado de geração em geração, alia-se hoje a evidências científicas reconhecidas internacionalmente, reforçando seu papel complementar na prevenção e tratamento de enfermidades.
O Workshop abordou diversas formas de uso, incluindo chás, sucos, aplicação direta na alimentação e em terapias alternativas, evidenciando as novidades e acessibilidade desses recursos naturais.

O evento no Bairro Três Fronteiras dialoga com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que confirma as Terapias Integrativas, incorporadas no Brasil pelo Ministério da Saúde nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre essas práticas estão a fitoterapia, aromaterapia, florais e cromoterapia, que compõem um conjunto que valoriza o cuidado integral da saúde.
Durante o Workshop, os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar no tema, valorizando a sabedoria popular e observando como o uso correto das plantas medicinais pode ser um aliado eficaz para o equilíbrio do organismo, prevenção de doenças e complemento de tratamentos convencionais.
O evento busca reforçar a iniciativa do CRAS com a promoção da saúde comunitária e o respeito às tradições culturais locais, fortalecendo uma abordagem holística e humanizada na assistência social e na saúde pública em Dionísio Cerqueira.

Leia também: