Conquiste o gigante de 500 milhões de anos ao fazer a trilha da pedra do osso

O Rio de Janeiro, famoso por suas praias e carnavais, abriga segredos escondidos em seus parques naturais. Um desses segredos é a Trilha da Pedra do Osso, situada no Parque Estadual da Pedra Branca, que apresenta uma viagem incrível pela natureza preservada e oferece uma visão única de uma das formações rochosas mais curiosas da região.

Iniciando a Trilha

A trilha da Pedra do Osso é parte da famosa Trilha Transcarioca, que se estende por impressionantes 180 km, ligando a Barra de Guaratiba ao Pão de Açúcar. Especificamente, a Pedra do Osso é encontrada no trecho entre Piraquara e a Estrada dos Teixeiras, que tem uma distância total de 4,8 km e pode ser concluída em aproximadamente 2 horas.

Apesar de ser considerada uma trilha de nível moderado, a experiência e a visão que você terá ao alcançar a Pedra do Osso compensarão qualquer desafio enfrentado no caminho. A pedra em si é um marco natural notável, equilibrada verticalmente sobre um platô de pedra, e desperta a curiosidade devido à sua posição que parece desafiar a gravidade.

O que levar

Para tornar a trilha mais agradável e segura, é recomendado que você esteja adequadamente preparado. Roupas confortáveis e frescas, calçados adequados para trilha (tênis ou botas), boné ou chapéu, protetor solar e repelente são essenciais para proteção contra o sol e insetos. Além disso, não se esqueça de levar água suficiente (pelo menos 2L por pessoa), lanches para manter a energia durante a trilha, e um kit básico de primeiros socorros. Lembre-se, também, de levar uma sacola para recolher o lixo – é importante manter a trilha limpa e preservar a natureza.

O que esperar

Ao longo da trilha, você estará rodeado pela Mata Atlântica, com sua rica biodiversidade. Além da flora exuberante, a rota oferece a oportunidade de avistar várias espécies de animais selvagens. Você também encontrará marcações de pegadas nas árvores e pedras, ajudando a guiar o caminho.

...