Conheça a história do Parque Turístico Ambiental da Integração “Lago Internacional”

Conhecido como Lago Internacional é um dos principais locais de lazer das cidades gêmeas, atraindo famílias nos finais de semana, atletas, eventos culturais e turistas.

O Lago Internacional é na verdade o Parque Turístico Ambiental de Integração – PTAI, pois nele não tem apenas o lago, mas sim um conjunto de espaços públicos para uso da comunidade.

Com cerca de 3000 metros lineares, o PTAI foi um projeto nascido do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF e situa-se bem na divisa, junto à nascente do Rio Peperi-guaçu, conectando dois países (Brasil e Argentina), três estados (Santa Catarina, Paraná e a província de Misiones) e três municípios (Dionísio Cerqueira, Barracão e Bernardo de Irigoyen).

Um refúgio verdejante no coração das cidades gêmeas, o parque da nascente do rio Peperi-guaçu é um convite à contemplação e ao lazer. Oriundo da revitalização da nascente do rio, o lago oferece passeios de pedalinhos, um atrativo empolgante para as famílias, especialmente as crianças, e o animal-mascote que já é parte da trifronteira, a capivara, que já se acostumou com as pessoas que transitam por ali.

Seja para relaxar sob a sombra das árvores, praticar esportes ao ar livre ou se deliciar com a gastronomia local ou dos restaurantes nas proximidades, o parque é o palco perfeito para momentos inesquecíveis.

lago internacional 2

Nos finais de ano, o local ganha uma energia vibrante com a alegria das pessoas contagiando a todos que por ali caminham, o que fica maior ainda com a tradicional queima de fogos de Réveillon que ilumina o parque, criando memórias felizes de integração entre brasileiros e argentinos.

Antes do PTAI ser feito, o local era apenas um pequeno rio rodeado de matos, como você pode ver na foto abaixo. Depois, com a revitalização do lugar, ganhou vida e se tornou o cartão postal das cidades gêmeas, que tem outros atrativos, como você pode ver na matéria sobre os pontos turísticos da trifronteira que foi publicada pelo Jornal da Fronteira.

lago internacional
...