Conheça a história do Parque Turístico Ambiental da Integração “Lago Internacional”

Conhecido como Lago Internacional é um dos principais locais de lazer das cidades gêmeas, atraindo famílias nos finais de semana, atletas, eventos culturais e turistas.

O Lago Internacional é na verdade o Parque Turístico Ambiental de Integração – PTAI, pois nele não tem apenas o lago, mas sim um conjunto de espaços públicos para uso da comunidade.

Com cerca de 3000 metros lineares, o PTAI foi um projeto nascido do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF e situa-se bem na divisa, junto à nascente do Rio Peperi-guaçu, conectando dois países (Brasil e Argentina), três estados (Santa Catarina, Paraná e a província de Misiones) e três municípios (Dionísio Cerqueira, Barracão e Bernardo de Irigoyen).

Um refúgio verdejante no coração das cidades gêmeas, o parque da nascente do rio Peperi-guaçu é um convite à contemplação e ao lazer. Oriundo da revitalização da nascente do rio, o lago oferece passeios de pedalinhos, um atrativo empolgante para as famílias, especialmente as crianças, e o animal-mascote que já é parte da trifronteira, a capivara, que já se acostumou com as pessoas que transitam por ali.

Seja para relaxar sob a sombra das árvores, praticar esportes ao ar livre ou se deliciar com a gastronomia local ou dos restaurantes nas proximidades, o parque é o palco perfeito para momentos inesquecíveis.

lago internacional 2

Nos finais de ano, o local ganha uma energia vibrante com a alegria das pessoas contagiando a todos que por ali caminham, o que fica maior ainda com a tradicional queima de fogos de Réveillon que ilumina o parque, criando memórias felizes de integração entre brasileiros e argentinos.

Antes do PTAI ser feito, o local era apenas um pequeno rio rodeado de matos, como você pode ver na foto abaixo. Depois, com a revitalização do lugar, ganhou vida e se tornou o cartão postal das cidades gêmeas, que tem outros atrativos, como você pode ver na matéria sobre os pontos turísticos da trifronteira que foi publicada pelo Jornal da Fronteira.

lago internacional