Realizada a 3ª Conferência Municipal da Cidade em Bom Jesus do Sul

Durante a 3ª Conferência foram definidos os representantes para as etapas estaduais

Aconteceu na última sexta-feira, dia 25, no município de Bom Jesus do Sul a 3ª Conferência Municipal da Cidade, um importante espaço de diálogo e participação social que reuniu representantes da comunidade, entidades civis e órgãos públicos para discutir e elaborar propostas voltadas ao desenvolvimento urbano e rural do município.

O evento antecipou a 7ª Conferência Estadual das Cidades, prevista para julho, e reforçou o compromisso local com a construção de políticas públicas inclusivas e sustentáveis.

Clauderi Farias, integrante da Secretaria de Planejamento e um dos organizadores da conferência, ressaltou o papel fundamental da participação popular nesse processo.

“Quando falamos em conferência, é o momento da população, das entidades, dos órgãos públicos, e também do setor civil, estar elencando propostas que visam melhorar a qualidade de vida no município”, destacou Clauderi.

Ainda segundo Clauderi, existe uma importância muito grande em compreender a relação entre o meio urbano e rural, especialmente em um município com forte vocação agrícola como Bom Jesus do Sul:

“Não podemos desvincular a parte urbana da parte rural do nosso município, já que somos um município essencialmente agrícola, e as ações desenvolvidas para a melhoria do setor urbano também atingem a melhoria do setor rural e agrícola do nosso município”, comentou.

Durante o encontro, foram eleitos cinco delegados que representarão Bom Jesus do Sul na Conferência Estadual das Cidades.

Além disso, diversas proposições foram formuladas para serem encaminhadas não só à etapa estadual, mas também, possivelmente, à Conferência Nacional, ampliando o alcance das demandas locais.

“Através da conferência podemos proporcionar à população a participação democrática no processo de discussão das melhorias possíveis e necessárias para o nosso município, e essas demandas que foram levantadas serão levadas junto à convenção que acontece a nível estadual e, possivelmente, também a federal”, explicou Clauderi.

LER >>>  Bom Jesus do Sul realiza caminhada de combate ao abuso infantil

O evento contou com mesas de discussão que abordaram temas essenciais para o desenvolvimento sustentável do município, incluindo planejamento urbano, justiça social, sustentabilidade ambiental e integração territorial.

Segundo Clauderí, o objetivo principal da conferência foi proporcionar um espaço democrático para que a população pudesse contribuir diretamente com as decisões que impactam o futuro da cidade.

Após a conferência, todas as propostas serão compiladas em um relatório detalhado que servirá como base para as próximas etapas estaduais e nacionais, garantindo que as demandas da comunidade sejam efetivamente consideradas na formulação de políticas públicas.

“Independente daquilo que aconteça na convenção estadual, acho que o objetivo é que a gente possa analisar as demandas trazidas pela nossa população, para que assim possamos encaminhar a realização das melhorias necessárias propostas pela nossa comunidade”, finalizou Clauderi.

Durante a 3ª Conferência foram definidos os representantes para as etapas estaduais
BJS CIDADE

Leia também: