Encontro reuniu profissionais, entidades e representantes da comunidade cerqueirense para discutir prioridades da saúde pública
A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira, realizada em 17 de junho, reuniu profissionais da área, membros do Conselho Municipal de Saúde, agentes comunitários, representantes de entidades e moradores para discutir prioridades do sistema público de saúde e elaborar propostas a serem encaminhadas às instâncias superiores.
A secretária municipal de Saúde, Vanessa Pezerico, informou que a preparação da conferência ficou sob responsabilidade de uma comissão formada por aproximadamente dez pessoas, majoritariamente integrantes do conselho.
“O grupo organizou a programação, definiu os eixos temáticos e indicou quatro coordenadores que acompanharam os trabalhos em grupos de debate. Com o tema – Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil -, o evento buscou provocar reflexões sobre o papel do Sistema Único de Saúde como serviço público universal, que deve garantir atendimento gratuito, igualitário, integral e humanizado”, comentou Vanessa.
Durante os trabalhos em grupo, os participantes analisaram os eixos temáticos, levantaram demandas e formularam propostas voltadas à melhoria do atendimento municipal.
“Parte das sugestões deverá ser levada à etapa macrorregional, prevista para o ano que vem em Chapecó, onde serão representadas por cerca de quatro delegados escolhidos na conferência. Os delegados deverão apresentar as propostas elaboradas durante o encontro municipal na etapa seguinte”, frisou.
Vanessa ainda destacou a importância dos agentes comunitários de saúde no processo de interlocução entre a população e as equipes de atenção básica.
“Os agentes são uma das principais ligações entre a população e as equipes que através das visitas domiciliares permitem identificar dificuldades enfrentadas pelos pacientes e encaminhar demandas às unidades de saúde. Atualmente, o município conta com seis unidades básicas de saúde e aproximadamente 44 agentes comunitários, que acompanham idosos, pessoas com diabetes ou hipertensão, gestantes e crianças”, destacou a secretária.
Entre os principais desafios apontados no encontro estiveram os atendimentos de média e alta complexidade, uma vez que os pacientes dependem de processos de regulação e podem permanecer em filas de espera até a liberação de consultas, exames e procedimentos. Ao mesmo tempo, ela afirmou que o município registrou avanços durante os dois anos em que atuo à frente da pasta, na administração de Bianca e Alcir.
“A nossa conferência teve como objetivo ouvir a população, promover o diálogo e identificar aspectos a serem aprimorados, considerando as necessidades apresentadas pelos usuários do sistema, sobretudo as demandas urgentes relacionadas a consultas, exames e fornecimento de medicamentos”, detalhou.
Vanessa também defendeu que a Estratégia Saúde da Família mantenha um olhar ampliado sobre o paciente, considerando a realidade familiar em que ele está inserido. Ela afirmou que o acompanhamento contínuo permite que as equipes conheçam as necessidades dos moradores e busquem alternativas dentro da estrutura disponível no município, o que contribui para intervenções mais eficazes e personalizadas.
“Entre as propostas aprovadas estão a identificação de prioridades que podem ser resolvidas localmente e a elaboração de diretrizes para pleitos nas etapas macrorregional e estadual, e isso só foi possível graças ao envolvimento de representantes de entidades e clubes de serviço o que facilitou a captação de demandas e ampliar a visibilidade das necessidades junto aos órgãos superiores”, finalizou Vanessa.



Leia mais: Acadêmicos de Ciências Contábeis participam da Feira do Empreendedor em Pato Branco
Leia mais: Prefeitura de Guarujá do Sul requer constantes manutenção mesmo tendo sido inaugurada no final da gestão anterior, há apenas 18 meses!

Lara Gabriely escreve sobre assuntos locais, mas também sobre assuntos relacionados à política dos estados do Paraná e Santa Catarina, além de outros fatos interesse regional.
Nota Editorial: Este conteúdo faz parte da cobertura jornalística do Jornal da Fronteira, feito por humano com ajuda de ferramentas de inteligência artificial, sob revisão de editor humano.
Sugestões de pauta: Entre em contato via WhatsApp: (49) 3644 1724.
🚀 Aproveite e nos siga no Google Notícias: Clique aqui para seguir o Jornal da Fronteira




