A coxinha de frango é um dos salgados mais amados do Brasil. Seja em festas, lanchonetes ou até mesmo no café da tarde, essa iguaria conquistou paladares de todas as idades. Se você quer aprender a fazer uma coxinha sequinha, crocante por fora e cremosa por dentro, esta receita é para você!
Ingredientes
Para a massa:
- 2 xícaras de chá de leite
- 2 xícaras de chá de caldo de frango (reservado do cozimento do frango)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
Para o recheio:
- 2 peitos de frango cozidos e desfiados
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 tomate sem pele e sem sementes, picado
- Sal e pimenta a gosto
- 1/2 xícara de chá de requeijão cremoso (opcional)
- Salsinha e cebolinha picadas a gosto
Para empanar e fritar:
- 2 ovos batidos
- 2 xícaras de chá de farinha de rosca
- Óleo para fritar
Modo de Preparo
1. Preparando o recheio
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Acrescente o tomate picado e deixe cozinhar até desmanchar. Adicione o frango desfiado, tempere com sal e pimenta e misture bem. Se desejar um recheio mais cremoso, acrescente o requeijão e misture até incorporar. Finalize com a salsinha e a cebolinha picadas e reserve.
2. Fazendo a massa
Em outra panela, aqueça o leite, o caldo de frango e a manteiga até começar a ferver. Adicione a farinha de trigo de uma só vez e mexa vigorosamente até formar uma massa homogênea que desgruda do fundo da panela. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco antes de modelar.
3. Montando as coxinhas
Pegue pequenas porções da massa e abra na palma da mão. Coloque uma colher de chá do recheio no centro e feche formando um cone, modelando no formato tradicional da coxinha.
4. Empanando e fritando
Passe as coxinhas no ovo batido e depois na farinha de rosca, garantindo uma camada uniforme. Em uma panela com óleo quente, frite as coxinhas até ficarem douradas e crocantes. Retire e escorra em papel toalha.
Dicas
- Use caldo de frango na massa: Isso deixa a coxinha ainda mais saborosa.
- Não exagere no recheio: Assim, as coxinhas não abrem na hora de fritar.
- Óleo quente na temperatura certa: O ideal é entre 170°C e 180°C para que fiquem crocantes sem encharcar.
- Experimente diferentes recheios: Além do frango tradicional, a coxinha pode ser recheada com carne seca, palmito ou queijo.
LEIA MAIS: Panqueca americana: receita fácil e fofinha para um café da manhã perfeito
Conclusão
Agora que você aprendeu a preparar uma coxinha de frango irresistível, que tal colocar a mão na massa e surpreender sua família e amigos? Essa receita é garantia de sucesso e vai conquistar a todos com sua textura crocante e recheio suculento.