Foi aprovado nesta quarta-feira (15) pela Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei (PL) 412/2021, que cria em Santa Catarina, o Cadastro Estadual de Protetores e Cuidadores Individuais de Animais em Situação de Abandono ou Risco. A proposta já havia sido aprovada pelas comissões de Constituição e Justiça; de Finanças e Tributação; e de Turismo e Meio Ambiente e agora segue para a deliberação em Plenário.
A iniciativa é da deputada Paulinha (Podemos). Conforme justificativa apresentada na proposta, o objetivo é promover “uma política pública contundente de proteção animal”. Para isso, propõe a criação de um banco de dados com as informações das pessoas físicas ou jurídicas responsáveis pelos cuidados de animais em situação de abandono ou risco.
Conforme o texto do projeto, os protetores ou cuidadores cadastrados terão preferência nos programas públicos oferecidos pelo Estado relativos a serviços como castração, vacinação e atendimento emergencial. Diz também que locais de acolhimento dos animais deverão ser inspecionados regularmente pelos órgãos competentes, objetivando evitar condições de maus tratos.
Leia mais
Quase 80 mil pessoas estão em abrigos no RS; mortes chegam a 149