Novas regras exigem negociação com sindicatos para trabalho em feriados no comércio e serviços, a partir de julho de 2025

Comércio e serviços terão novas regras para trabalho em feriados

A partir de 1º de julho de 2025, passam a valer novas regras definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) que mudam a forma de autorização do trabalho em feriados.

A principal mudança afeta os setores de comércio e serviços, que agora precisam negociar com sindicatos para funcionarem nesses dias.

Antes, a Portaria nº 671, de 2021, permitia o funcionamento automático sem consulta aos sindicatos. Com a nova portaria, publicada em 2023, essa autorização deixa de existir, seguindo a exigência da lei de 2000, que previa a negociação sindical.

Atividades liberadas por lei para funcionarem em domingos e feriados, como turismo, entretenimento e serviços essenciais, continuam sem restrições.

Os direitos trabalhistas permanecem os mesmos: quem trabalha em feriados tem direito a receber pagamento em dobro ou a folga compensatória. Caso as novas regras não sejam cumpridas, as empresas podem ser multadas.

A advogada Mariana Reis, especialista em direito previdenciário, explica que, com a nova portaria, o trabalho em feriados só poderá ocorrer com acordos ou convenções coletivas firmadas com os sindicatos.

Isso impede que empresas façam acordos diretos com os empregados, reforçando a necessidade de negociação coletiva para assegurar condições de trabalho e compensações adequadas.

PHILIPS Fone de Ouvido Sem Fio TWS

PHILIPS — Fone de Ouvido Sem Fio (TWS)

Conexão Bluetooth estável para música e podcasts sem interrupções. Autonomia de até 24 horas com o estojo de carga. Som equilibrado para o dia a dia.

  • Emparelhamento rápido
  • Chamadas com microfone integrado
  • Estojo compacto e leve
R$ 111,57 ou 3x de R$ 37,19 sem juros Promoção • Grande desconto
Comprar na Amazon *Preço e condições podem mudar a qualquer momento na Amazon.

Os acordos coletivos podem incluir cláusulas como pagamento adicional, prazos para folgas compensatórias, ajustes na escala de horários, benefícios extras e limites para convocação nesses dias.

Essas mudanças exigem atenção redobrada das empresas para cumprir as exigências legais e garantir que o trabalho em feriados ocorra de forma regular e segura.

Novas regras exigem negociação com sindicatos para trabalho em feriados no comércio e serviços, a partir de julho de 2025

Leia também:

Rolar para cima
7 lugares mais visitados do Brasil Paraná com a melhor educação do Brasil 10 filmes parecidos com “Interstelar” Os livros mais marcantes de Stephen King que você precisa conhecer Como fazer um Negroni 10 filmes para quem gostou de “Ilha do Medo” 4 livros de Ivan Turguêniev que você precisa ler 9 filmes para quem gostou de Encontros e Desencontros 7 livros para quem gostou da trilogia “A Empregada” 8 filmes que todo mundo precisa assistir
Copyright © Todos os direitos reservados.