O encontro contou com a presença da prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, do prefeito de Barracão, Jorge Santin
O Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), promoveu na última quinta-feira, dia 06, uma reunião com líderes municipais para discutir pautas estratégicas para a região da Trifronteira. O encontro contou com a presença da prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, do prefeito de Barracão, Jorge Santin, e do vice-prefeito de Bom Jesus do Sul, Cézar Bueno.
Entre os temas debatidos, a segurança pública teve destaque, com a priorização da regularização do Conselho de Segurança em colaboração com o Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O objetivo é obter o CNPJ para que o conselho possa atuar nas cidades e buscar recursos de governos e empresas para aprimorar a segurança local.
“Inicialmente, nós tratamos com o presidente do Conselho de Segurança, Luiz Dias, para acelerar o processo de regularização do conselho, porque temos a necessidade, junto ao Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal – GGIi, que tem solicitado a criação do CNPJ o mais rápido possível, dando assim a possibilidade de angariar recursos dos governos e, especialmente, das doações de empresas que têm interesse de trabalhar juntamente para melhorar cada vez mais a segurança das nossas cidades”, comentou o prefeito Helio.
Helio Surdi também enfatizou a importância da união entre o poder público e a sociedade civil para fortalecer a segurança na Trifronteira.
“Não tenho dúvida que as forças de segurança têm atuado fortemente na nossa Tri-Fronteira e têm melhorado muito nos últimos tempos, mas precisamos, cada vez mais, atuar em conjunto o poder público, a sociedade civil, juntos, para que possamos, assim, dar o respaldo à sociedade, diante daquilo que é necessário”, frisou.
Outro ponto importante da reunião foi a discussão sobre a possibilidade de o Consórcio Intermunicipal da Fronteira ofertar vagas para o programa Jovem Aprendiz, dentro dos limites da lei.
“Também tratamos sobre a possibilidade de oferecer uma ou duas vagas, do jovem aprendiz, porém para isso ainda precisamos regulamentar algumas questões e trabalhar dentro daquilo que a lei nos permite”, explicou o prefeito.
Além disso, representantes do Instituto Santé – Hospital de Dionísio Cerqueira, assim como também os secretários de saúde e prefeitos, debateram sobre o atendimento à população da Tri-Fronteira.
Durante a conversa, foi solicitada a ampliação do número de atendimentos e cirurgias.
“Durante esse encontro explanamos sobre algumas necessidades que são apontadas por nossa população em relação ao Hospital Municipal administrado pelo Instituto Santé. Assim solicitamos o aumento do número de atendimento, número de cirurgias, dentre outras questões. Tivemos uma conversa bastante ampla para detalhar mais sobre esse assunto de relevância e de grande importância para a nossa população na Tri-Fronteira”, finalizou o presidente do CIF e prefeito Helio Surdi.