China inaugura a ponte mais alta do planeta e revoluciona transporte em Guizhou

China inaugura a ponte mais alta do planeta e revoluciona transporte em Guizhou

A China acaba de abrir ao tráfego a Ponte do Grand Canyon de Huajiang, na província de Guizhou, considerada a mais alta do mundo. A impressionante estrutura alcança 625 metros de altura entre o tabuleiro e o rio Beipan e também quebrou o recorde do maior vão principal em área montanhosa, com 1.420 metros. Com 2.890 metros de extensão total e quatro pistas de tráfego, a ponte é sustentada por duas torres de 262 metros e aproximadamente 22 mil toneladas de aço.

As obras tiveram início em janeiro de 2022 e foram concluídas em apenas três anos, com centenas de trabalhadores sob a liderança do engenheiro Zhang Shenglin, do Guizhou Highway Group. Testes rigorosos foram realizados em agosto, com 96 caminhões pesando 3.300 toneladas, acompanhados por 400 sensores de monitoramento estrutural. O projeto custou 2 bilhões de yuans (cerca de R$ 1,5 bilhão), financiados pelo 14º Plano Quinquenal da China, e incorpora 21 patentes tecnológicas, incluindo inovações contra ventos fortes e maior durabilidade em climas úmidos.

Além de ser um marco da engenharia mundial, a ponte reduz drasticamente o tempo de viagem entre os condados de Zhenfeng e Guanling, de quase duas horas para apenas um a dois minutos, integrando ainda mais Guizhou à malha nacional e conectando 99% das cidades da região com mais de 200 mil habitantes.

A inauguração foi celebrada com fogos de artifício, discursos oficiais e a presença de engenheiros e moradores locais. O espaço também será explorado como atração turística, com elevador panorâmico, passarela de vidro suspensa, plataformas de observação e esportes radicais, como bungee jump e parapente. Guizhou, que já possui mais de 32 mil pontes, incluindo as três mais altas do mundo, reforça assim a posição da China como líder em megaprojetos de infraestrutura.

LEIA MAIS: Ataque a igreja mórmon deixa mortos, feridos e incêndio devastador

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.