O Espaço Integrar visa atender crianças atípicas que precisam de cuidados especiais.
A Administração Municipal de Bom Jesus do Sul promoveu, na última sexta-feira, 17 de outubro, um importante avanço no atendimento especializado à população com o lançamento oficial do Centro de Atendimento Especializado Espaço Integrar. O novo espaço foi idealizado para atender crianças atípicas, que necessitam de cuidados diferenciados, e resulta de um trabalho integrado entre a administração municipal, a Câmara de Vereadores, as Secretarias de Educação e Cultura e a Saúde.
O vice-prefeito Cezar Bueno, que também é um dos idealizadores da iniciativa, explicou que a criação do Espaço Integrar era uma meta prevista no plano de governo da atual administração. Segundo ele, a crescente demanda por atendimentos especializados tornou urgente a implantação do centro.
“Desde o início da nossa gestão, prevíamos implantar esse centro no município. Após reuniões com o prefeito, equipes das secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e o apoio da Câmara de Vereadores, entendemos que o momento era o ideal para viabilizar essa conquista”, destacou Cezar.
Ele ainda ressaltou a formação de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diferentes áreas da saúde e educação, que uniram esforços para estruturar o atendimento.
“Esse lançamento oficial marca um passo importante, mas sabemos que ainda há desafios pela frente. Nosso objetivo é construir, junto com a comunidade, um centro que acolha com dignidade todas as famílias que procuram por esse serviço”, afirmou.
O vice-prefeito fez questão de enfatizar, porém, que as dificuldades enfrentadas em nível nacional — como a escassez de profissionais especializados — também afetam Bom Jesus do Sul.
“Hoje contamos com médicos, enfermeiros, psicopedagogos, nutricionistas, psicólogos e professores especializados no centro. Entretanto, profissionais como terapeuta ocupacional e fonoaudiólogo são ainda difíceis de encontrar no mercado. Realizamos dois processos seletivos para essas funções, mas não obtivemos respostas positivas. Por isso, com o aval do prefeito e em parceria com a Câmara de Vereadores, vamos realizar um concurso público, pois sabemos que esses profissionais buscam estabilidade na carreira”, anunciou Cezar, informando que o edital para seleção deve ser lançado nos próximos dias, com previsão para o concurso acontecer nos primeiros meses de 2026.
Responsável pela coordenação do Espaço Integrar, Carina Ruppel detalhou o funcionamento e os primeiros passos do atendimento às crianças.
“Estamos iniciando as atividades, já atendendo algumas famílias e realizando o acompanhamento. O processo é cuidadoso e envolve uma conversa inicial extensa com os pais, pois buscamos entender as necessidades específicas de cada criança,” explicou.
Ela ressaltou o trabalho conjunto entre várias secretarias e a busca por inspirações em centros similares em municípios vizinhos do estado de Santa Catarina, que estão servindo de modelo para a elaboração de uma legislação própria que regulamente o funcionamento do centro em Bom Jesus do Sul.
“Temos, ainda, uma forte parceria com profissionais das cidades de Barracão e Dionísio Cerqueira para suprir a falta momentânea de alguns especialistas”, complementou Carina.
Ela também explicou a rotina dos atendimentos no espaço, que conta com uma equipe multidisciplinar atuando de forma integrada.
“Temos psicopedagogas, pedagogas, nutricionistas, médicos e enfermeiros envolvidos, além do regime de ensino em tempo integral, que possibilita aos alunos um acompanhamento contínuo com professores especializados e apoio direto durante a semana,” detalhou.
“A nutricionista, por exemplo, atua nas escolas, promovendo um acompanhamento que vai além do atendimento clínico, entendendo a importância da alimentação na vida das crianças,” completou a coordenadora.
A presidente da Câmara de Vereadores, Mari Schmidt, deu seu testemunho sobre a relevância do projeto e a colaboração do Legislativo para que ele saísse do papel.
“Como representantes do povo, sempre apoiamos iniciativas que promovem o bem-estar da população. O Centro Espaço Integrar é um marco para as famílias que têm filhos autistas ou com outros transtornos e distúrbios,” apontou.
Mari ressaltou a aprovação de projetos para a contratação dos profissionais e o compromisso da Casa em continuar dando suporte à administração municipal para que os serviços possam crescer e alcançar todas as crianças que necessitam.
“Sabemos da importância desse atendimento especializado e a Câmara continuará atuando para garantir que as necessidades dessas famílias sejam atendidas de maneira digna e eficiente,” concluiu a presidente.
O lançamento do Espaço Integrar em Bom Jesus do Sul representa, assim, um passo decisivo para a inclusão social, educação e saúde especializadas, promovendo atendimento humanizado e qualificado, e fortalecendo a rede de cuidados para crianças com necessidades específicas.

Leia também:
- Bom Jesus do Sul avança com novos investimentos na educação pública, em tecnologias e infraestrutura para melhorar ainda mais o ensino em tempo integral
- Por que esquecemos nomes com tanta facilidade? A neurociência explica o mistério da mente distraída