Administração municipal do Cedro articula ações com Guarujá do Sul e Palma Sola para viabilizar obras do programa Estrada Boa Rural e fortalecer integração regional
Na última semana a Administração Municipal de São José do Cedro intensificou, ações articuladas com os municípios vizinhos de Guarujá do Sul e Palma Sola para avançar nas obras de pavimentação rural, dentro do amplo programa regional Estrada Boa Rural.
A iniciativa, que integra o maior plano de infraestrutura já lançado para as áreas rurais de Santa Catarina, visa não só asfaltar estradas do interior, mas também fomentar a integração econômica, social e produtiva em todo o Extremo Oeste do Estado.
Durante a rodada de encontros institucionais, o prefeito Fernando Will e o secretário de Administração de São José do Cedro se reuniram com a prefeita Eliane Fanton e o vice-prefeito de Guarujá do Sul. No centro das discussões esteve o projeto para pavimentação do trecho de aproximadamente 1,7 km que liga Cedro à Linha São Vendelino, localidade em território guarujaense.
Com a formalização de um termo de cooperação, as duas gestões avançam para viabilizar conjuntamente a obra — considerada chave para melhorar o tráfego rural, impulsionar o escoamento agrícola e facilitar o acesso a serviços essenciais.
No mesmo dia, a comitiva cedrense esteve em Palma Sola apresentando a proposta de interligação asfáltica entre os municípios. A intenção é consolidar uma rota estratégica de pavimento que amplie o acesso às áreas produtivas e às rotas turísticas, estimule o comércio regional e dinamize o setor agroindustrial.
O programa Estrada Boa Rural, recém-lançado pelo governo estadual, prevê investimento recorde de R$ 2,5 bilhões para pavimentar 2.500 km de estradas rurais em Santa Catarina, atendendo todos os 295 municípios do Estado.
O plano técnico e financeiro permite aos prefeitos priorizarem trechos conforme demanda local: aquelas vias que ligam comunidades rurais a estradas já pavimentadas, acessam empresas ou cooperativas e atendem, pelo menos, duas propriedades rurais por quilômetro de novo asfalto.
O padrão de qualidade exige pistas largas (até sete metros) com acostamento e sinalização, garantindo durabilidade, segurança viária e conforto para os usuários.
Cada município pode submeter dois projetos — um para 2025 e outro para 2026 — e precisa oferecer contrapartida proporcional ao valor investido pelo Estado. Essa contrapartida pode ser via recursos próprios, bens, serviços ou financiamento subsidiado pelo governo estadual. Os gestores municipais recebem um manual técnico e têm apoio institucional para acelerar projetos e superar desafios burocráticos.
No contexto municipal, São José do Cedro, além das ações conjuntas, também prioriza a finalização da pavimentação até o distrito de Mariflor — considerado estratégico para a mobilidade e estímulo ao progresso das comunidades locais.
A mobilização para captação de recursos e a formalização de acordos demonstram o alinhamento de esforços entre Executivo, Legislativo e sociedade civil para transformar a infraestrutura rural e criar novas oportunidades de desenvolvimento sustentável para toda a região.
Com o Estrada Boa Rural, Santa Catarina estabelece um novo paradigma de investimento e integração para o campo, e São José do Cedro se destaca ao liderar parcerias capazes de impulsionar avanços estruturais que beneficiam agricultores, empresas, estudantes e toda a sociedade do entorno.



Leia também: