A volatilidade nos preços dos combustíveis no Brasil ampliou a preocupação do consumidor com a escolha de veículos que ofereçam maior eficiência energética. Como referência para o mercado, o Inmetro divulgou no fim de outubro de 2025 a atualização do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que analisou o desempenho de consumo de 870 modelos pertencentes a 41 fabricantes que atuam no país.
A nova classificação apresenta um panorama detalhado do comportamento dos automóveis mais econômicos, tanto entre os modelos híbridos quanto os convencionais, e confirma o avanço das tecnologias eletrificadas nas primeiras posições.
Segundo os dados do PBEV, o Kia Niro Híbrido é o veículo mais eficiente do Brasil em 2025. O modelo utiliza motor 1.6-16V aliado a um sistema híbrido e transmissão automática DCT-6, resultando em potência combinada de 141 cv e torque de 27 kgfm. Seu consumo registrado é de 18,3 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, com eficiência energética de 1.21 MJ/km, índice que o coloca no topo da tabela nacional.
O segundo colocado é o Toyota Corolla Altis, equipado com motor híbrido 1.8-16V e transmissão CVT. Com potência combinada de 122 cv, o modelo apresenta consumo de 17,5 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada, alcançando eficiência de 1.25 MJ/km. Logo atrás surge o Toyota Corolla Cross Hybrid, que repete a motorização de 1.8-16V com 122 cv e registra 17,7 km/l no uso urbano e 14,6 km/l em rodovias, com eficiência energética de 1.40 MJ/km.
O quarto veículo mais econômico do país é o Fiat Cronos Drive 1.3 AT, que utiliza motor aspirado de 1.3-8V e câmbio automático CVT. Seu consumo é de 13,0 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, com eficiência de 1.40 MJ/km. Na quinta posição aparece o Renault Kwid Zen, modelo compacto com motor 1.0-12V aspirado e câmbio manual, potência de 68 cv e consumo de 14,4 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, resultando em eficiência de 1.41 MJ/km.
O Chevrolet Onix 1.0 MT ocupa o sexto lugar. Equipado com motor 1.0-12V aspirado, o modelo marca 13,8 km/l na cidade e 15,8 km/l na estrada, com eficiência de 1.41 MJ/km. Na sétima colocação está o Fiat Argo Drive 1.3 AT, que utiliza motor 1.3-8V aspirado e câmbio automático CVT, com consumo de 14,3 km/l no uso urbano e 15,4 km/l em rodovias, alcançando eficiência de 1.44 MJ/km.
O oitavo modelo mais eficiente é o Chevrolet Onix Plus LT, também equipado com motor 1.0-12V aspirado. Ele registra 13,8 km/l na cidade e se destaca pelo consumo de 17,1 km/l na estrada, mantendo eficiência energética de 1.44 MJ/km. Em nono lugar está o Hyundai HB20 Comfort, que utiliza motor 1.0-12V aspirado e câmbio manual, com consumo de 13,3 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, resultando em eficiência de 1.48 MJ/km.
A décima posição do ranking fica com o Volkswagen Virtus 1.0-12V turbo. O modelo apresenta consumo de 11,2 km/l em uso urbano e 13,2 km/l em rodovias, e eficiência energética de 1.48 MJ/km, encerrando a lista dos veículos mais econômicos avaliados pelo PBEV em 2025.
Os dados divulgados reforçam o avanço dos modelos híbridos na liderança da eficiência energética no mercado brasileiro, ao mesmo tempo em que mostram a presença consistente de veículos compactos e motores de baixa cilindrada entre os melhores resultados. A tabela do Inmetro se consolida como uma ferramenta de referência para consumidores que buscam economia e informações técnicas confiáveis antes da escolha do próximo veículo.
Fonte: Inmetro e Diário do Comércio





