O Carnaval em 2025 acontece entre os dias 1º e 5 de março. No entanto, o governo federal não considera nenhum desses dias como feriado nacional.
A folia, sem se preocupar com trabalho, depende se a capital ou estado considera alguma das datas como feriado ou ponto facultativo, deixando o expediente opcional a cargo das empresas.
Por exemplo, na capital paulista, a prefeitura divulgou que os dias 3 e 4 de março, segunda e terça-feira, serão pontos facultativos, além da Quarta-Feira de Cinzas, no dia 5, mas até as 12h.
Já o estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro decretaram ponto facultativo, valendo para os dias 28 de janeiro, que cai na sexta-feira, e 3 e 5 de março.
No centro da política brasileira, em Brasília, os foliões dependeram da escolha dos patrões: 3, 4 e o dia 5 de março, este até as 14h, serão ponto facultativo.
Em Salvador, a orefeitura decretou ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro e 3, 4 e 5 de março.
Já em Pernambuco, o governo estadual decretou ponto facultativo entre os dias 3, 4, 5 e 7 de março. O último dia foi incluído por suceder o feriado estadual da Data Magna, que homenageia a Revolução Pernambucana de 1817.
Em ritmo de festa, as buscas pelo Carnaval 2025 estão em alta, de acordo com o Google Trends. Cabe consultar a programação da sua cidade ou estado sobre possíveis dias de folga durante a folia.