Como fazer seu cão parar de morder

Ter um lindo cãozinho é uma experiência maravilhosa, pois esses animais sempre estarão ao nosso lado nós protegendo e dando carinho, mas muitas vezes eles vão ter essa fase de querer morder tudo o que eles veem pela frente, e nós, tutores, perdemos a cabeça tentando solucionar o que podemos fazer nessas situações para ajudar nosso cão.

Primeiramente é importante saber que isso é um problema comum que vai acontecer com a maioria dos tutores, por que sempre terá aquela fase em que eles querem roer tudo ou eles estão ansiosos, e os tutores preocupados pensando como fazer isso parar, as vezes pode ser apenas uma fase enquanto se é filhote, querendo explorar o novo lar e os objetos ou por conta do desconforto da dentição.

Isso pode ser muito perigoso, por mais que eles gostam de explorar e conhecer coisas novas isso pode prejudicar a vida deles, comendo alguma coisa que não pode, se engasgar, e até se colocando em risco de morte. Fique atento e tente seguir o que iremos te orientar nesse artigo.

Compreender a mordida

Primeiro você precisa saber e entender do por que o seu cãozinho esta tendo esses comportamentos, os filhotes geralmente mordem para aliviar o desconforto da dentição e explorar o ambiente, já os cães adultos podem morder devido ao medo, agressão, ou simplesmente por brincadeira, as vezes pode ser por conta do estresse, ansiedade ou tédio. Reconhecer isso é fundamental para você se aproximar mais do seu cãozinho, saber o por que desse comportamento é muito importante para escolher a abordagem de treinamento correta.

Socialização

Uma das maneiras mais eficazes de prevenir a mordida é socializar seu cão desde cedo, levar ele para passear, conhecer lugares novos, conhecer pessoas e outros cães, gatos e animais. Isso é muito importante para o seu cachorro se socializar, diminuindo a probabilidade de comportamentos agressivos e não ficar deprimido em casa tendo mais oportunidade ainda de roer móveis e sapatos. Aproveite levar seu cão a parques, aulas de obediência e encontros com outros cães ajuda a desenvolver habilidades sociais saudáveis, ajude o seu melhor amigo a ficar bem.

Reforço positivo

O reforço positivo é uma técnica poderosa para treinar os cães, sempre que seu cão se comportar bem e não morder, recompense-o com elogios, petiscos ou brinquedos. Esta técnica ensina ao cachorro que o comportamento desejado resulta em recompensas, isso incentiva ela a continuar fazendo o que você quiser para ganhar os petiscos.

Desencorajamento de mordidas

Quando seu cachorro morder, use um comando firme como “não” ou “ai” para sinalizar que a mordida não é aceitável e que te machucou, e comesse a ignorar o cão por alguns minutos, assim ele vai ver que é errado e que você ficou triste com esse comportamento, assim eles aprendem que morder resulta em perder a atenção, o carinho e a diversão, o que reduz a frequência do comportamento.

shih tzu 1024x682 2

As frases dos shih-tzu’s que mais combinam com sua personalidade

Cão: Auxilio de brinquedos

Forneça ao seu cão uma variedade de brinquedos adequados para ele morder ao invés dos móveis, para que ele pare de roer e comesse a descontar seu estresse apenas nos brinquedos. Esses brinquedos de mastigação robustos podem satisfazer a necessidade de morder sem causar danos, apenas tome cuidado em ver se o brinquedo que você comprou é adequado para o porte do seu animal, se ele é seguro e adequados ao tamanho e à força do seu cão.

Obediência

Inscrever seu cão em aulas de obediência ou contratar um adestrador pode ser extremamente benéfico e você terá com certeza ótimos resultados, as instruções profissionais ajudam a corrigir comportamentos indesejados e promovem uma relação saudável entre você e seu cão. Além disso, aprender comandos básicos como “senta”, “fica” e “vem” pode melhorar o controle geral sobre o comportamento do seu cão.

Exercícios

Cães cheios de energia são mais propensos a morder por aborrecimento ou excesso de energia, é importante garantir que seu cachorro tenha exercícios físicos e mentais adequados que podem ajudar a reduzir significativamente esse comportamento. As caminhadas diárias e brinquedos interativos são excelentes maneiras de manter seu cão ocupado e feliz.

Veterinário

Se o comportamento de morder persistir apesar de seus esforços, pode ser útil consultar um veterinário ou comportamentalista animal, pois esses profissionais podem identificar os problemas subjacentes de saúde ou comportamento e oferecer soluções personalizadas para o seu cão.

cão

Cuidados que você tem que ter com seu pet durante o inverno

Conclusão

Ensinar seu cachorro a parar de morder requer paciência, consistência e compreensão do comportamento canino, seu cachorro conhecendo novos lugares novas pessoas, tendo reforço positivo e treinamento contínuo, pode ter certeza que o seu cão vai desenvolver hábitos saudáveis e comportamentos aceitáveis. lembre de que cada cão é único e pode levar tempo para ver resultado mas com persistência e amor tenho certeza que seu cachorro ira parar de ter esse comportamento saudável e seguro com seu melhor amigo.

Dóceis, fofos e amigáveis: cães da raça shih-tzu são ideais para tutores de primeira viagem

...