Campanha de vacinação contra a Poliomielite 2024 mobiliza municípios da região

Nesta segunda-feira, 27 de maio, teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2024, uma iniciativa vital para a saúde pública no Brasil.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa que pode levar à paralisia permanente e até à morte. A campanha visa imunizar milhões de crianças em todo o país, com o objetivo de erradicar de vez essa doença devastadora.

Embora o Brasil tenha sido certificado como livre da poliomielite em 1994 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a vigilância contínua e a vacinação são cruciais para manter o status de país livre da doença.

Recentemente, surtos em algumas regiões do mundo levantaram preocupações sobre a possibilidade de reintrodução do vírus, tornando a campanha deste ano ainda mais significativa.

Santa Catarina

O dia D, sábado de mobilização estadual, está previsto para o dia 8 de junho. O principal objetivo da Campanha é resgatar crianças não vacinadas ou com a caderneta incompleta e, desta forma, elevar as coberturas vacinais a fim de evitar a reintrodução do vírus que causa a paralisia infantil.

A gerente de doenças infecciosas agudas e imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), Arieli Schiessl Fialho, destaca que a última vez que Santa Catarina registrou casos de poliomielite foi no ano de 1989, fato diretamente relacionado aos altos índices de vacinação. No entanto, desde o ano de 2018 SC não atinge a meta recomendada pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura vacinal, o que abre margem para a reintrodução do vírus no estado.

Em 2017, Santa Catarina alcançou a meta de 95% pela última vez. Depois disso, os índices de vacinação ficaram abaixo do ideal; 94,59% (2018), 93,68% (2019), 88,70% (2020), 83,76% (2021), 87,31% (2022) e 90,36% (2023).

Campanha 2

Campanha em São José do Cedro

As equipes de saúde do município estão mobilizadas para vacinar todas as crianças da idade até 5 anos, mesmo que a vacina faz parte da rotina, ou seja, independente da campanha sempre tem disponível nas salas de vacinas.

O esquema de vacinação é de três doses da vacina inativada poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses; e duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) com 1 ano e 3 meses e 4 anos.

Dionísio Cerqueira

Tendo, também, começado no dia 27, com o objetivo de imunizar as crianças do município, a campanha se estende até o dia 14 de junho. Os postos de vacinação estarão localizados nas unidades Básicas de Saúde do Bairro União, Centro e Três Fronteiras.

As crianças de até 4 anos 11 meses e 29 dias são o público-alvo da campanha. A vacinação é essencial para garantir a proteção contra a Poliomielite, uma doença viral que pode causar paralisia permanente. É fundamental que todas as crianças sejam imunizadas para prevenir a propagação da doença.

Paraná

Nos municípios do Paraná a campanha vai seguir até 14 de junho, sendo 8 de junho o Dia D de mobilização. A estimativa é que 717.915 crianças nesta faixa etária recebam essa vacina no Estado. A meta é atingir 95% de cobertura da vacina durante o ano.

As crianças menores de um ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal atual para o esquema primário aos dois, quatro e seis meses de idade (três doses da Vacina Inativada Poliomielite — VIP). Nesta faixa, o Estado estima que 139.732 crianças sejam vacinadas. Para o púbico de um a quatro anos (578.183 crianças), deve ser utilizada a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

“A imunização será feita pelos municípios paranaenses e as salas de vacina estarão à disposição para fazer esse grande movimento durante a campanha. A vacina contra a poliomielite é um avanço que permitiu que conseguíssemos fazer com que essa doença não existisse mais e por isso contamos com a participação da população para continuarmos protegidos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia mais

Auxílio Reconstrução mais de 34 mil famílias vão receber

Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio vai a R$ 80 milhões

...