Proposta de Adão Litro autoriza circulação de caminhões de nove eixos em corredores logísticos do Sudoeste do Paraná para ampliar competitividade da produção regional.

Projeto propõe liberação de caminhões de nove eixos em rotas estratégicas do Sudoeste do Paraná

Proposta de Adão Litro autoriza circulação de caminhões de nove eixos em corredores logísticos do Sudoeste do Paraná para ampliar competitividade da produção regional.

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O deputado estadual Adão Litro protocolou um projeto de lei que autoriza a circulação de caminhões de nove eixos no Sudoeste do Paraná. A proposta permite o tráfego de Combinações de Veículos de Carga com Peso Bruto Total Combinado entre 57 e 74 toneladas e comprimento entre 19,80 e 30 metros, desde que regulamentados por Autorização Especial de Trânsito. A iniciativa pretende assegurar maior fluidez logística e segurança jurídica em trechos utilizados para o transporte regional.

O parlamentar destaca que as rotas afetadas pelo projeto representam setores essenciais da economia local, especialmente voltados ao agronegócio e à produção industrial.
“Essas rotas são estratégicas para o transporte de safras agrícolas, produção leiteira e avícola, além de outras cadeias produtivas estruturantes do Sudoeste. A liberação dos caminhões de nove eixos nessas rotas vai garantir mais eficiência logística, reduzir custos e permitir que nossa produção chegue mais longe, com mais qualidade e no tempo certo”, afirmou.

A malha contemplada engloba 168,99 quilômetros de rodovias entre Cascavel, Realeza, Santa Izabel do Oeste e Salto do Lontra, além de incluir contornos de Francisco Beltrão e conexões até Dois Vizinhos, São Jorge d’Oeste, São João, Chopinzinho e Candói. Segundo indústrias e cooperativas, a restrição imposta pela Portaria nº 172/2025 do Departamento de Estradas de Rodagem é apontada como um dos principais gargalos logísticos da região, pois impede a circulação de veículos de grande porte em parte do Sudoeste.

O deputado enfatiza que a limitação resulta em impactos no custo de produção, no frete e na competitividade do mercado regional.
“A abertura para a circulação de veículos de grande porte nesses trechos é fundamental para fomentar a economia regional, atrair novos investimentos, ampliar a capacidade de transporte e fortalecer o desenvolvimento dos municípios do Sudoeste”, disse.

A proposta seguirá para análise nas comissões temáticas da Assembleia Legislativa.

Proposta de Adão Litro autoriza circulação de caminhões de nove eixos em corredores logísticos do Sudoeste do Paraná para ampliar competitividade da produção regional.
Foto: Orlando Kissner/Alep
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