Atualmente, há 18 investigações em andamento no Brasil sobre suspeitas de gripe aviária, conforme atualização da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves do Ministério da Agricultura, divulgada neste domingo (25).
As investigações estão em curso com a coleta de amostras, mas ainda não há resultados laboratoriais conclusivos. No domingo, o número de casos investigados era de 20.
As suspeitas de gripe aviária estão concentradas em diferentes locais. Duas investigações envolvem plantas comerciais: uma granja de pintinhos de cinco dias em Ipumirim (SC) e um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO). Outras 11 suspeitas estão relacionadas a aves de subsistência, com investigações em:
- Capela de Santana (RS)
- Triunfo (RS)
- Tigrinhos (SC)
- Concórdia (SC)
- Belo Horizonte (MG)
- Barro Alto (GO)
- Aurelino Leal (BA)
- Salitre (CE)
- Quixadá (CE)
- Eldorado do Carajás (PA)
- Abel Figueiredo (PA)
Além disso, há cinco investigações em aves silvestres nas cidades de Canoas (RS), Belo Horizonte (MG), Mateus Leme (MG), Ilhéus (BA) e Icapuí (CE).
Essas investigações são parte do sistema de defesa agropecuária nacional, com a notificação obrigatória de casos suspeitos. A gripe aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) deve ser comunicada imediatamente aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal.
Produtores rurais, técnicos, proprietários de granjas, prestadores de serviço e pesquisadores devem notificar os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO).
Desde maio de 2023, o Brasil realizou mais de 2.500 investigações sobre suspeitas de gripe aviária, com a primeira ocorrência registrada em ave silvestre.
Até agora, foi confirmado um caso de gripe aviária em granja comercial, em Montenegro, no Rio Grande do Sul. O país também registrou 168 casos da doença em animais silvestres (164 aves e 4 leões-marinhos), três focos em produção de subsistência e um foco em produção comercial.
Leia também:
- Flores do mato no jardim: 10 espécies rústicas, lindas e que quase ninguém usa (mas deveria!)
- 10 ideias de artesanatos caseiros com materiais recicláveis que transformam lixo em beleza