A interrupção das obras federais na BR-158, no trecho entre Palmitos e a junção com a BR-282, entrou no radar do deputado estadual Mauro De Nadal (MDB).
A restauração da rodovia, considerada essencial para a mobilidade e o desenvolvimento econômico da região, foi temporariamente suspensa devido à interrupção do fluxo de caixa da empreiteira responsável. O motivo? A falta de repasses do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Obra paralisada por falta de recursos
A paralisação gerou indignação entre motoristas e moradores, que utilizam a BR-158 como um dos principais eixos de transporte na região. De acordo com o deputado Mauro De Nadal, diversas pessoas relataram a suspensão das atividades e os riscos que a obra inacabada pode trazer para a segurança viária.
“Recebi várias demandas de pessoas se queixando da paralisação das obras, e como transito na região, pude constatar que as máquinas pararam de trabalhar. Entrei em contato com o Ministério dos Transportes e com o DNIT e recebi a explicação de que os pagamentos à empreiteira estão suspensos em razão da não aprovação do orçamento da União para 2025”, afirmou o parlamentar.
A falta de definição sobre o orçamento federal afetou diretamente os repasses ao DNIT, impedindo a continuidade da obra. Esse impasse surgiu devido à necessidade de aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA), que ainda aguarda votação no Congresso Nacional.
As discussões sobre o orçamento foram atrasadas por disputas envolvendo a análise de emendas parlamentares entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso.
O DNIT informou que a retomada das obras depende da aprovação do orçamento federal, cuja votação está prevista para ocorrer após o Carnaval de 2025. Até lá, os repasses continuam bloqueados, o que impede qualquer avanço nas intervenções viárias.
Importância da restauração da BR-158
A BR-158 é uma rodovia estratégica para o Oeste de Santa Catarina, ligando cidades importantes e servindo como um corredor logístico para o escoamento da produção agrícola e industrial da região. Sem a conclusão das obras, os usuários enfrentam problemas como buracos, falta de sinalização e risco aumentado de acidentes.
Mauro De Nadal reforçou seu compromisso em acompanhar o caso e pressionar os órgãos responsáveis pela liberação dos recursos.
“Essa é uma situação que vou seguir acompanhando, porque o restauro de rodovias federais em nossa região Oeste é fundamental. Trata-se de uma luta pessoal de vários anos, e não vamos parar a cobrança”, enfatizou o deputado.