O município conquistou o 1º lugar pelo terceiro ano consecutivo e por isso foi realizado um evento alusivo ao Dia do Doador
O município de Bom Jesus do Sul se destacou mais uma vez na 8ª Regional de Saúde, ao alcançar 5% da população como doadora de sangue, a maior porcentagem entre 27 municípios que compõe a regional. O índice garantiu ao município o primeiro lugar pelo 3º ano consecutivo, reforçando o compromisso da comunidade com a doação voluntária.
Como forma de comemorar e reconhecer os doadores, na noite de terça-feira, 18 de novembro, a administração municipal, através da secretaria de Saúde, promoveu um importante evento em homenagem ao Dia do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro.
O encontro reuniu doadores, autoridades e profissionais de saúde que comemoraram o resultado e incentivaram a comunidade na doação solidária.
A responsável pela captação dos doadores do município, Gilvaní dos Santos Gonçalves, ressaltou a satisfação em ver Bom Jesus alcançar esta posição de destaque.
“Somos o primeiro colocado na região nos anos de 2022, 2023 e 2024. E claro, queremos repetir isso nesse ano, estamos trabalhando muito para isso, pois sabemos da importância da causa, nada substitui o sangue, não é questão de ser o primeiro apenas por ser o primeiro, mas pelo resultado que vai acontecer lá na frente, com os pacientes, com os usuários que necessitam de sangue, podendo ser atendidos e muitas vezes poder retornar para as suas casas, para as suas famílias, graças a esse gesto, a essa dedicação do doador de sangue”, frisou Gilvaní.
O diretor do Hemonúcleo, Fábio Hebert, também enalteceu o empenho da população bonjesuense.
“Na 8ª Regional de Saúde, temos 27 municípios e mais Dionísio Cerqueira, que também doa no nosso Hemonúcleo, e pelo terceiro ano consecutivo e no ano de 2024, muito mais expressivamente, o município de Bom Jesus se consolidou com o percentual dos municípios que mais doa sangue. Nós chegamos a um percentual de 5% de doadores de Bom Jesus. É muito importante, é um marco para o município, tendo em vista que menos de 2% da população brasileira é doadora de sangue. Então, realmente, é um motivo de alegria, é um motivo de comemorarmos aqui junto com a população”, destacou Fábio.
A secretária de Saúde, Clarice Dill Preto, lembrou que os números são frutos do esforço coletivo.
“O maior privilégio é saber que por trás de tudo isso tem uma equipe que faz a busca, que faz a captação, e mais do que isso, faz acontecer, e nossa maior gratidão é para os nossos doadores, que garantiram muito mais que um número, garantiram a sobrevivência de muitas pessoas”, afirmou Clarice.
O prefeito Helio Surdi reforçou a importância da solidariedade.
“É importante ouvir do hemonúcleo, que Bom Jesus do Sul, pelo terceiro ano consecutivo, fica em primeiro lugar, no número de doadores. Temos 5% da nossa população que se coloca à disposição, que se doa nesse para fazer com que vidas sejam salvas, que pessoas possam estar usufruindo desse bem tão importante que é o sangue. Em nome da Administração Municipal, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, nosso reconhecimento, nosso agradecimento, nossa gratidão a todos esses 206 voluntários que se colocam à disposição para ajudar a salvar vidas”, frisou Helio.
Com o resultado, Bom Jesus do Sul é referência regional em mobilização para doação de sangue, mostrando que o município, mesmo pequeno, pode alcançar grandes feitos quando a comunidade se une por uma causa importante.
Ao final da programação, os presentes participaram de um jantar oferecido pela organização. A Administração Municipal agradeceu a todos os envolvidos no planejamento e execução do evento, bem como aos doadores que mantêm o compromisso de contribuir com o sistema de saúde através da doação voluntária de sangue.





LEIA MAIS:Bom Jesus do Sul amplia mobilização na Semana D de combate à Dengue


