biografia 1

Biografia mostra trajetória de ícone da indústria farmacêutica

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

Em Pressa de futuro, lançamento da Matrix Editora que já conquistou as listas de Mais Vendidos, o biógrafo Rogério Godinho reconstrói, com sensibilidade e profundidade, a trajetória singular de Luiz Donaduzzi, fundador da Prati-Donaduzzi, gigante da produção de genéricos no país.

Visionário, Donaduzzi sempre pautou seu trabalho por dois desejos: fazer diferente e com qualidade e a paixão pela educação. Ele transformou essa vontade em um dos maiores cases de empreendedorismo, inovação e compromisso social da história recente. A obra revela os bastidores de uma vida marcada por desafios, escolhas corajosas, integridade inabalável e um senso de urgência que o impulsionou a construir não só uma empresa, mas um legado.

De origem humilde, Luiz foi incentivado desde cedo pelo pai agricultor a abandonar a enxada e investir nos estudos. Segundo o patriarca, a busca por qualificação seria único caminho para superar a miséria que perdurava há gerações na família. Foi com  o suporte paterno que ele descobriu a afinidade com o aprendizado e galgou conquistas no ensino e, mais tarde, no curso universitário de Farmácia-Bioquímica.

Antes mesmo de começar a faculdade, porém, ele conquistou um emprego não-remunerado em uma farmácia. Sem experiência, observava silenciosamente os colegas e, por conta própria, passou a decifrar bulas, identificar efeitos de medicamentos e atender clientes com receitas muitas vezes ilegíveis. Com foco e disciplina, em poucos meses já se destacava como o melhor vendedor do balcão. Essa dedicação e atenção com os detalhes reverberou por toda a carreira. 

Com a experiência, veio o desejo de empreender. Depois de abrir a própria farmácia, ele passou a produzir artesanalmente chás, pastas d’água, antissépticos e soluções simples. Tudo isso na cozinha de casa e com a colaboração da esposa Carmen, também farmacêutica. Mais tarde, o sonho de erguer uma indústria farmacêutica se consolidou com a fundação da Prati-Donaduzzi. Instalada em Toledo (PR), a empresa foi formada em sociedade com o irmão de Luiz, Arno Donaduzzi (in memorian), e o cunhado, Celso Prati.

A criação da Lei dos Genéricos, em 1999, abriu as portas para o crescimento acelerado da empresa. Hoje, a Prati-Donaduzzi é uma das maiores produtoras de medicamentos genéricos do país, com capacidade para fabricar 13 bilhões de doses terapêuticas por ano. Com laboratórios próprios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, consolidou-se como referência no desenvolvimento de fórmulas e na formação de novos profissionais.

O amor pela educação de Luiz resultou ainda na criação do Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências. Inaugurado em 2016, o campus de inovação está instalado em uma área de mais de 5 milhões de m², e integra ciência, moradia e negócios em um único ecossistema com o propósito de transformar a sociedade por meio do conhecimento. 

O Biopark não nasceu apenas como um centro tecnológico, mas como a materialização de uma visão ousada: a de transformar conhecimento em prosperidade social. O parque se desenvolveu com base em três pilares interligados — educação, ciência e empreendedorismo — para criar um ambiente de inovação capaz de atrair talentos, formar profissionais e gerar soluções para problemas reais da sociedade brasileira.

O resultado é um território urbano em constante expansão, que já abriga universidades, empresas de base tecnológica, laboratórios, iniciativas sociais e programas educacionais que vão do ensino técnico ao desenvolvimento de mestres queijeiros reconhecidos internacionalmente, entre outras iniciativas gigantescas.

Mais do que um polo de desenvolvimento econômico, o Biopark é um laboratório de cidadania ativa. A presença de instituições como a Universidade Federal do Paraná demonstra o compromisso com uma formação voltada para a prática, com metodologias modernas e foco na empregabilidade. Paralelamente, projetos como o Clube de Ciências, que atende crianças a partir de quatro anos com transporte gratuito, mostram que a transformação começa desde cedo.

O impacto social é visível: além de reduzir a rotatividade na indústria local ao engajar famílias, o Biopark eleva o capital humano da região, tornando Toledo uma referência em desenvolvimento sustentável, educação de ponta e inovação inclusiva. 

Hoje, o Biopark é exemplo de como o setor privado pode liderar ações de interesse público, com investimentos próprios em infraestrutura, urbanismo e pesquisa. Suas ruas pavimentadas com padrão industrial, seus conselhos estratégicos e sua projeção internacional mostram um modelo inédito de parque tecnológico de quarta geração, onde se vive, trabalha e aprende. Em um país carente de referências consistentes de transformação social pelo conhecimento, o Biopark representa um caso concreto de que o futuro pode ser construído — com visão, ciência, coragem e, sobretudo, com pressa.

O livro vai além de ser uma biografia empresarial. Pressa de Futuro é um testemunho sobre como a persistência, o rigor ético e a tenacidade empreendedora podem inspirar um país. Leitura essencial para quem acredita no poder das ideias, da ciência e da coragem de não desistir, a biografia de Luiz Donaduzzi revela como é possível transformar desafios em oportunidades, impactando positivamente não só o setor industrial, mas toda a sociedade.

biografia

Ficha técnica

Título: Pressa de futuro – Como Luiz Donaduzzi criou uma gigante farmacêutica e uma revolução na educação 
Autor: Rogério Godinho 
Editora: Matrix Editora 
ISBN: 978-65-5616-559-2 
Número de páginas: 248 
Preço: R$ 72,00 
Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon

Sobre o autor

Rogério Godinho é professor, escritor e jornalista, com passagem pelas redações de grandes veículos da imprensa. É autor de livros como “O filho da crise”, biografia de Marco Stefanini, fundador do Grupo Stefanini, “Maestro: Renato Magalhães Gouvêa e a revolução do mercado de arte”, “Tente outra vez”, “Cidadania LGBT+”, “Nunca na solidão” e “Para sonhar com política”. Cursou História Global e Globalização em Harvard e frequentou o Massachusetts Institute of Technology (MIT) como aluno visitante de Filosofia.

Sobre a Matrix Editora  

Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 1.100 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.  

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.