Em Pressa de futuro, lançamento da Matrix Editora que já conquistou as listas de Mais Vendidos, o biógrafo Rogério Godinho reconstrói, com sensibilidade e profundidade, a trajetória singular de Luiz Donaduzzi, fundador da Prati-Donaduzzi, gigante da produção de genéricos no país.
Visionário, Donaduzzi sempre pautou seu trabalho por dois desejos: fazer diferente e com qualidade e a paixão pela educação. Ele transformou essa vontade em um dos maiores cases de empreendedorismo, inovação e compromisso social da história recente. A obra revela os bastidores de uma vida marcada por desafios, escolhas corajosas, integridade inabalável e um senso de urgência que o impulsionou a construir não só uma empresa, mas um legado.
De origem humilde, Luiz foi incentivado desde cedo pelo pai agricultor a abandonar a enxada e investir nos estudos. Segundo o patriarca, a busca por qualificação seria único caminho para superar a miséria que perdurava há gerações na família. Foi com o suporte paterno que ele descobriu a afinidade com o aprendizado e galgou conquistas no ensino e, mais tarde, no curso universitário de Farmácia-Bioquímica.
Antes mesmo de começar a faculdade, porém, ele conquistou um emprego não-remunerado em uma farmácia. Sem experiência, observava silenciosamente os colegas e, por conta própria, passou a decifrar bulas, identificar efeitos de medicamentos e atender clientes com receitas muitas vezes ilegíveis. Com foco e disciplina, em poucos meses já se destacava como o melhor vendedor do balcão. Essa dedicação e atenção com os detalhes reverberou por toda a carreira.
Com a experiência, veio o desejo de empreender. Depois de abrir a própria farmácia, ele passou a produzir artesanalmente chás, pastas d’água, antissépticos e soluções simples. Tudo isso na cozinha de casa e com a colaboração da esposa Carmen, também farmacêutica. Mais tarde, o sonho de erguer uma indústria farmacêutica se consolidou com a fundação da Prati-Donaduzzi. Instalada em Toledo (PR), a empresa foi formada em sociedade com o irmão de Luiz, Arno Donaduzzi (in memorian), e o cunhado, Celso Prati.
A criação da Lei dos Genéricos, em 1999, abriu as portas para o crescimento acelerado da empresa. Hoje, a Prati-Donaduzzi é uma das maiores produtoras de medicamentos genéricos do país, com capacidade para fabricar 13 bilhões de doses terapêuticas por ano. Com laboratórios próprios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, consolidou-se como referência no desenvolvimento de fórmulas e na formação de novos profissionais.
O amor pela educação de Luiz resultou ainda na criação do Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências. Inaugurado em 2016, o campus de inovação está instalado em uma área de mais de 5 milhões de m², e integra ciência, moradia e negócios em um único ecossistema com o propósito de transformar a sociedade por meio do conhecimento.
O Biopark não nasceu apenas como um centro tecnológico, mas como a materialização de uma visão ousada: a de transformar conhecimento em prosperidade social. O parque se desenvolveu com base em três pilares interligados — educação, ciência e empreendedorismo — para criar um ambiente de inovação capaz de atrair talentos, formar profissionais e gerar soluções para problemas reais da sociedade brasileira.
O resultado é um território urbano em constante expansão, que já abriga universidades, empresas de base tecnológica, laboratórios, iniciativas sociais e programas educacionais que vão do ensino técnico ao desenvolvimento de mestres queijeiros reconhecidos internacionalmente, entre outras iniciativas gigantescas.
Mais do que um polo de desenvolvimento econômico, o Biopark é um laboratório de cidadania ativa. A presença de instituições como a Universidade Federal do Paraná demonstra o compromisso com uma formação voltada para a prática, com metodologias modernas e foco na empregabilidade. Paralelamente, projetos como o Clube de Ciências, que atende crianças a partir de quatro anos com transporte gratuito, mostram que a transformação começa desde cedo.
O impacto social é visível: além de reduzir a rotatividade na indústria local ao engajar famílias, o Biopark eleva o capital humano da região, tornando Toledo uma referência em desenvolvimento sustentável, educação de ponta e inovação inclusiva.
Hoje, o Biopark é exemplo de como o setor privado pode liderar ações de interesse público, com investimentos próprios em infraestrutura, urbanismo e pesquisa. Suas ruas pavimentadas com padrão industrial, seus conselhos estratégicos e sua projeção internacional mostram um modelo inédito de parque tecnológico de quarta geração, onde se vive, trabalha e aprende. Em um país carente de referências consistentes de transformação social pelo conhecimento, o Biopark representa um caso concreto de que o futuro pode ser construído — com visão, ciência, coragem e, sobretudo, com pressa.
O livro vai além de ser uma biografia empresarial. Pressa de Futuro é um testemunho sobre como a persistência, o rigor ético e a tenacidade empreendedora podem inspirar um país. Leitura essencial para quem acredita no poder das ideias, da ciência e da coragem de não desistir, a biografia de Luiz Donaduzzi revela como é possível transformar desafios em oportunidades, impactando positivamente não só o setor industrial, mas toda a sociedade.
Ficha técnica
Título: Pressa de futuro – Como Luiz Donaduzzi criou uma gigante farmacêutica e uma revolução na educação
Autor: Rogério Godinho
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-65-5616-559-2
Número de páginas: 248
Preço: R$ 72,00
Onde encontrar: Matrix Editora, Amazon
Sobre o autor
Rogério Godinho é professor, escritor e jornalista, com passagem pelas redações de grandes veículos da imprensa. É autor de livros como “O filho da crise”, biografia de Marco Stefanini, fundador do Grupo Stefanini, “Maestro: Renato Magalhães Gouvêa e a revolução do mercado de arte”, “Tente outra vez”, “Cidadania LGBT+”, “Nunca na solidão” e “Para sonhar com política”. Cursou História Global e Globalização em Harvard e frequentou o Massachusetts Institute of Technology (MIT) como aluno visitante de Filosofia.
Sobre a Matrix Editora
Apostar em novos talentos, formatos e leitores. Essa é a marca da Matrix Editora, desde a sua fundação em 1999. A Matrix é hoje uma das mais respeitadas editoras do país, com mais de 1.100 títulos publicados e oito novos lançamentos todos os meses. A editora se especializou em livros de não-ficção, como biografias e livros-reportagem, além de obras de negócios, motivacionais e livros infantis. Os títulos editados pela Matrix são distribuídos para livrarias de todo o Brasil e também são comercializados no site www.matrixeditora.com.br.