crys 42

Bianca Maran Bertamoni assume a presidência do Consórcio Intermunicipal da Fronteira

A cerimônia foi realizada na sede da entidade e reuniu autoridades civis e militares, lideranças políticas e representantes de diferentes setores

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 07 de janeiro de 2026, a eleição da nova diretoria do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – CIF, integrado pelos municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul e Dionísio Cerqueira. Na oportunidade a prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni assumiu a presidência do consórcio.

A cerimônia foi realizada na sede da entidade e reuniu autoridades civis e militares, lideranças políticas e representantes de diferentes setores.

Durante a posse a prefeita Bianca destacou os trabalhos e projetos futuros que serão desenvolvidos junto aos outros prefeitos para o ano que começa.

“O consórcio é uma ferramenta muito importante da nossa Tri Fronteira, no planejamento e também nas ações que são planejadas aqui conjuntamente. Fazemos ações principalmente planejadas, sendo uma das principais em andamento a que se refere ao lixo reciclado com a Associação dos Recicladores. Também na parte da segurança, estamos trabalhando principalmente com o CONSEG, em temas referentes à segurança pública”, comentou Bianca.

A prefeita também destacou a parceria entre os três municípios no que se refere a saúde, tendo em vista o atendimento compartilhado no Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira.

“Aqui no CIF, temos uma parceria já há alguns anos no que se refere ao atendimento compartilhado no nosso hospital municipal, onde os três municípios aportam recursos e, além disso, teremos muitas outras atividades em parceria com os três prefeitos. Essa união é que faz a força, que desenvolve a nossa Tri Fronteira, juntos assumimos o compromisso de fazer um ano bem produtivo com bastante resultados”, frisou a prefeita.

Bianca ainda destacou a parceria com o município vizinho de Bernardo de Irigoyen, na Argentina, que conforme ela faz parte, de fato, do consórcio, mas não de direito.

“Infelizmente, hoje, por questões burocráticas, o município argentino não integra o nosso consórcio intermunicipal da fronteira na parte jurídica, mas nós temos uma ótima relação com o prefeito Chichin, e estamos sempre participando de ações conjuntamente entre o Brasil e a Argentina. Bernardo de Irigoyen é sempre convidado a participar das nossas assembleias, a fazer parte, porque nós somos um único povo. Nós moramos aqui com linhas imaginárias, mas somos um único povo trabalhando para o desenvolvimento dos nossos municípios”, finalizou a prefeita.

O ex-presidente do CIF e prefeito de Bom Jesus do Sul, Helio Surdi, falou sobre os desafios de 2025 e a necessidade de atendimento às demandas da população.

“O ano de 2025, sem dúvida nenhuma, foi um ano bastante desafiador, com muitos projetos trabalhados, muitas ações realizadas em parceria com as demais entidades que fazem parte do nosso consórcio. Mas é importante que citemos que todos os trabalhos vêm ao encontro das necessidades da população da Tri Fronteira, e nós enquanto gestores temos a preocupação de sempre colocar à frente aquilo que é sugerido e solicitado pela comunidade, em termos de segurança, saúde, bem-estar da comunidade, e condições para que as famílias possam realmente viver na nossa Tri Fronteira de uma forma tranquila”, destacou Helio.

Por fim, ele elogiou a sucessora e projetou continuidade das ações realizadas através do Consórcio.

“A partir de hoje, assume a prefeita Bianca como presidente do Consórcio, e não tenho dúvidas de que os trabalhos continuarão, e até melhor, porque a prefeita Bianca tem uma habilidade uma muito grande em desenvolver os trabalhos além de uma visão e um carinho muito grande pela Tri Fronteira”, concluiu Helio.

Leia também:
Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.