Barracão se mobiliza para a realização de campanhas contra a dengue

A administração municipal de Barracão, a exemplo de outros municípios da região, está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável pela proliferação da dengue.
Os casos de dengue têm aumentado significativamente, causando preocupações nas autoridades de saúde pública e vigilância sanitária.

Em reunião realizada na prefeitura, na tarde de 31 de janeiro, os membros do Conselho Municipal de Saúde e do Comitê de Mobilização Contra a Dengue, aprovaram um plano de amostragem da vigilância de água para o consumo humano.

A reunião contou com a presença de Jorge Santin, prefeito; Hercílio Vieira de Andrade Neto, vice-prefeito; secretários municipais antigos e novos, servidores e membros dos órgãos envolvidos.
Também trataram do aumento de casos positivos da doença no município e discutiram ações emergenciais para conter a proliferação do mosquito.

“Foi uma reunião importante, uma vez que os casos tem aumentado e causado preocupação. A dengue é uma doença grave, que pode levar à morte. Este é um momento em que precisamos realizar ações práticas e efetivas, sempre contando com o apoio da população”, comentou Cledir Busatto, responsável pelo setor epidemiológico do município.

Ela destacou a preocupação com o bairro Simonetto, onde já foram confirmados nove casos, um deles em estado crítico.

“A população tem um papel crucial no combate à dengue. Os moradores precisam colaborar permitindo aos agentes de combate à dengue entrar nos terrenos para verificar, especialmente em terrenos baldios e abandonados. A falta de ação dos proprietários desses terrenos pode resultar em multas, pois é essencial controlar o mosquito”, contou ela.

A entrevistada convidou a população de Barracão para participar da ação de limpeza que ocorrerá nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, a partir das 8 da manhã. Os agentes partirão da garagem da prefeitura em direção aos bairros com mais focos da doença. A união da comunidade é fundamental para erradicar a dengue.

O prefeito Jorge Santin apresentou os novos secretários municipal, evidenciando que a equipe deve estar empenhada em contribuir para as ações de combate à dengue.

“Quero agradecer o envolvimento de todos e dizer que não podemos relaxar, buscando ações intensivas de combate a essa doença grave”, concluiu o prefeito

...