Em resposta à alarmante escalada dos casos de dengue, Barracão está tomando medidas decisivas. Em uma reunião conjunta entre a administração municipal e autoridades sanitárias, de saúde e tributárias, foi decidido acatar as recomendações contidas no decreto estadual.
O município, com mais de 90 casos confirmados e mais de 100 sob análise, está intensificando sua postura contra a propagação do vírus.
Uma das ações mais destacadas é a imposição de multas aos proprietários de imóveis que negligenciam a notificação para a correta disposição do lixo ou limpeza de terrenos baldios.
Leia mais: Nova secretária de Educação assume o cargo em Barracão
Em uma tentativa de coibir práticas irresponsáveis, a administração local estará aplicando penalidades financeiras àqueles que descartam resíduos de maneira irregular.
Essa medida não apenas visa punir, mas também educar a população sobre a importância da gestão adequada dos resíduos, fundamental para a contenção do vetor da dengue.
Não havendo a limpeza de terrenos, a retirada de lixo acumulado, o município estará introduzindo uma taxa de limpeza de terrenos, a ser cobrada junto ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do próximo ano.
Essa abordagem preventiva visa não apenas arrecadar recursos para custear ações de limpeza e prevenção, mas também incentivar os proprietários a manterem seus terrenos livres de acúmulo de resíduos que possam servir como criadouros para o mosquito transmissor da dengue.
“A nossa equipe está trabalhando muito, fiscalizando imóveis, recolhendo entulhos em terrenos baldios, dedetizando pontos estratégicos, enfim, fazendo tudo que é possível, os casos da doença não estão diminuindo. É preciso que a população nos ajude, agindo como agentes de vigilância do seu próprio imóvel, para que possamos conter a proliferação do mosquito da dengue. Com uma abordagem proativa e firme, Barracão está enfrentando o desafio da dengue de frente. As medidas adotadas não apenas visam combater o surto atual, mas também estabelecer bases sólidas para prevenção e controle a longo prazo”, comentaram os envolvidos na reunião, que foi convocada pelo prefeito em exercício, Valdelírio Borges de Lima, o Cafuncho.