A Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná realizou a entrega dos veículos e conheceu o Projeto Liberta
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, esteve na quinta-feira, dia 04 de dezembro, visitando o município de Barracão. Durante a agenda, ela realizou a entrega oficial de um ônibus do programa Cuida Mais Paraná para o grupo de idosos, anunciou recursos para o setor agrícola e visitou o Projeto Liberta, desenvolvido no Fórum da Comarca.
Durante o encontro a secretária Leandre destacou que o Governo do Estado tem um olhar muito cuidadoso com o que se refere as questões sociais na criação de programas e destinação de recursos para os municípios, tendo em vista a destinação do ônibus Cuida Mais Paraná, destinado ao grupo de Idosos de Barracão, e também do veículo voltado ao atendimento de Política para as Mulheres.
“Hoje o ônibus do Cuida Mais Paraná, e o veículo para a política das mulheres, destinados através do governo do Estado já está no município, e isso demonstra o compromisso do governador Ratinho Júnior, que tem a preocupação de cuidar bem da nossa gente e tem feito um trabalho incrível no nosso Estado. E Barracão, que replica essas políticas através da administração municipal e também de um trabalho incansável da Câmara de Vereadores, que tem buscado que todas as ações cheguem aqui na cidade para fazer a diferença na vida das pessoas recebe esse reconhecimento em forma de veículos”, frisou a secretária.
Leandre ainda enfatizou a defesa do pequeno produtor, “em especial aquele que vem sofrendo hoje com a crise do leite, ora crise do frango, ora crise do suíno, mas a gente está sempre atento, ajudando e defendendo eles na Câmara Federal”.
O vereador Raul Brizola, acompanhou a passagem da secretária pelo município e destacou o apoio recebido, quanto as solicitações apresentadas.
“Nosso trabalho e buscar melhorias para a nossa população e nesse sentido procuramos a secretária que prontamente atendeu nosso pedido de recursos que veio através do ônibus para os idosos, o carro para o Conselho da Mulher para fortalecer a política para as mulheres e agora o pedido para os nossos produtores. Isso nos alegra e nos fortalece para continuar a luta pelo povo barraconense”, frisou o Vereador.
Após sua passagem pela prefeitura e entrega dos veículos, a secretária visitou o Fórum da Comarca para conhecer de perto o Projeto Liberta, que oferece apoio jurídico, psicológico e social a mulheres em situação de violência e realiza encontros reflexivos com agressores.
Durante o encontro com a equipe do Conselho da Comunidade, que apresentou o projeto, Leandre afirmou que o modelo tem potencial para se transformar em política pública permanente no estado.
“Aquilo que muitas vezes se pensou que seria apenas um projeto restrito, a gente entende que é uma política de Estado. Ele tem poder transformador. Esse projeto precisa se tornar um programa com continuidade e escala. Ele traz empoderamento e autonomia para a vítima, qualificação profissional, apoio aos filhos e trata a causa do problema, que é o agressor. Os grupos reflexivos e a responsabilização são políticas estruturadas”, afirmou a secretária.
Por fim, Leandre confirmou que os recursos em 2026 poderão reforçar o Projeto Liberta, embora a verba seja deliberada pelo município.
“Nós não temos como direcionar especificamente para um projeto, mas o município receberá recursos provenientes do Governo do Estado através do Fundo Estadual para o Fundo Municipal. Por sua vez o Fundo Municipal, através do seu Conselho, destinará, se assim entender, para esse projeto. Eu não tenho dúvidas de que recursos virão e que esse projeto vai continuar. O que queremos é levar essa experiência para que seja reconhecida e replicada”, finalizou Leandre.



Leia também:
- Ederson Weiss, Secretário de Agricultura de Guarujá do Sul, faz um balanço dos trabalhos neste ano
- Flores simples, bonitas e resistentes: as 5 melhores espécies para qualquer clima e um jardim cheio de cores
- Cidades brasileiras que viraram ruínas: causas e memórias do abandono



