Barracão recebe novo Plano Diretor municipal para a próxima década

Após dezenas de audiências com a comunidade e atividades técnicas, envolvendo engenheiros e profissionais de diversas áreas, ficou pronto o projeto do novo Plano Diretor do município de Barracão.

O novo Plano Diretor para os próximos 10 anos foi entregue pela empresa Farol 14, com a presença do prefeito Jorge Luiz Santin; equipe do setor de engenharia do município, vereadores, membros do Ministério Público, e a comunidade.

“Com certeza, é uma satisfação muito grande em nossa gestão, juntamente com a Farol 14, entregar hoje o plano diretor do município de Barracão para os próximos 10 anos. Este plano, construído com a participação popular, aguarda agora a aprovação dos vereadores para depois a gente sancionar e entrar em vigor. A importância desse plano é fundamental para o futuro do município, que precisa se adequar as novas leis ambientais, urbanas e de ocupação do solo. Estávamos há 12 anos sem atualizações e sendo cobrados pelo Ministério Público para uma revisão”, explicou o prefeito Jorge Santin.

A nova proposta do Plano Diretor inclui uma abordagem detalhada que abrange desde o varrimento de ruas até a defesa de atos jurídicos, essencial para a gestão de todas as atividades municipais. Após um extenso processo de um ano e oito meses, incluindo consultas públicas e análises aprofundadas, o plano foi finalmente concluído, prometendo transformar a forma como o município é administrado.

Representantes da Farol 14 e técnicos municipais explicaram que o plano foi desenvolvido com uma visão fracionada do município, dividindo-o em 12 áreas distintas para garantir políticas públicas eficientes e direcionadas.

“Fizemos um levantamento da situação financeira do município dos últimos 10 anos para entender a origem e a aplicação dos recursos, o que nos permitiu fazer projeções otimistas para o futuro”, explicou José de Gois, representante da Farol 14.

O novo Plano Diretor propõe um roteiro claro para investimentos futuros em áreas como empreendedorismo, turismo, saúde, educação, entre outros.

Plano Diretor

“Agora temos uma bússola, uma direção clara para o desenvolvimento sustentável e equilibrado de Barracão”, destacou o vereador José Borsatto, evidenciando a expectativa de que o plano seja rapidamente aprovado e implementado.

O rito de aprovação do plano diretor envolve uma análise preliminar pela Câmara de Vereadores e, esperando-se que após 21 dias de análises e sessões ordinárias, seja sancionado pelo executivo.

“É essencial que qualquer alteração no plano após a aprovação seja discutida em audiências públicas para garantir transparência e adequação às necessidades da comunidade”, concluiu José de Gois.

Leia mais

Com 6,3 milhões de casos prováveis, Brasil lidera ranking de dengue

Junho Vermelho: Paraná lança campanha para incentivar as doações de sangue

...