Barracão inicia vacinação de brucelose em gado bovino

A administração municipal de Barracão, através da Secretaria da Agricultura realizou no dia 13 de maio, reunião de lançamento do programa de vacinação de brucelose do gado de leite.

A reunião contou coma participação de Carlos Santin, secretário Geral; Luciano Lima, secretário da Agricultura; Ricardo Ely, veterinário; Franciele Fankhausr, veterinária da Adapar; José Borsatto, vereador; e Jeferson de Lima, que conduz a vacinação no município.

Após a apresentação do plano de trabalho, o secretário da Agricultura, Luciano Lima ressaltou a importância desse programa desde o início da atual administração municipal. A preocupação em implementar medidas eficazes para o controle da brucelose reflete o compromisso com a saúde e bem-estar dos animais e dos produtores rurais.

“Com o apoio da Câmara Municipal, representada pelo vereador José Borsatto, o programa foi prontamente aprovado e sancionado pelo prefeito em 16 de fevereiro. Esse foi apenas o primeiro passo que depois desencadeou a aquisição de equipamentos, contratação de pessoal especializado e ajustes administrativos para o início efetivo do programa”, comentou Luciano.

Além da vacinação, a atualização do rebanho é fundamental para a eficácia do programa. Sem esse registro atualizado, os produtores enfrentam dificuldades em participar das iniciativas de saúde animal e em emitir documentos essenciais, como a GTA (Guia de Trânsito Animal). A atualização, obrigatória para todos os produtores rurais, é uma etapa crucial para garantir a eficácia do programa e a saúde do gado.

Para facilitar o processo de atualização do rebanho, a prefeitura de Barracão está oferecendo suporte técnico e disponibilizando diferentes pontos de acesso. Desde o aplicativo Paraná Agro até unidades da Adapar e escritórios municipais, os produtores têm diversas opções para cumprir essa exigência de forma ágil e eficiente.

Brucelose

“Uma das vertentes do programa é a valorização do pequeno produtor. Com custos acessíveis para a vacinação e suporte técnico especializado, a prefeitura busca garantir que todos os produtores, independentemente do tamanho de suas propriedades, tenham acesso às medidas de saúde animal necessárias para manter a produtividade e a qualidade do rebanho. O programa de incentivo à vacinação contra brucelose bovina em Barracão é mais do que uma simples iniciativa administrativa, representa o compromisso com a saúde animal e qualidade do leite em nosso município, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável local”, finalizou Luciano Lima.

Leia mais

Sem ganhador, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 30 milhões

Geolocalização de celular ajuda a encontrar 49 pessoas desaparecidas no RS

...