A campanha de atualização das carteirinhas de vacinação, segue durante todo o mês de outubro de 2025
O município de Barracão deu início à campanha de atualização das carteirinhas de vacinação, que segue durante todo o mês de outubro de 2025, com o objetivo de imunizar crianças, adolescentes e adultos da comunidade.
A enfermeira Cledir Busatto, coordenadora da área de epidemiologia no município, explicou que a campanha ocorre em todas as unidades básicas de saúde, incluindo o centro, o lado industrial e a Copasa, que funcionam das 7h30 às 23h30, com um atendimento especial no sábado, 18 de outubro, para facilitar o acesso da população.
“Cada família, cada mãe deve procurar sua unidade básica de saúde para pegar as informações e vacinar seus filhos”, orientou.
Cledir destacou que a meta principal é atualizar o calendário vacinal, especialmente para crianças e adolescentes de até 15 anos. Entre as vacinas oferecidas estão a da gripe e a da Covid-19, que agora é obrigatória para crianças menores de 5 anos, além da vacina da dengue, uma novidade no estado destinada a jovens entre 10 e 14 anos.
“Temos uma população nessa faixa etária de cerca de 700 crianças e adolescentes, e vacinamos uma média de 200 até o momento. Pedimos que os pais aproveitem este mês de outubro para trazer seus filhos para a vacina contra a dengue, ainda antes do início dos casos da doença. A vacina, que não custa especificamente entre 300 e 400 reais por dose e são duas doses, está disponível em alguns municípios do Paraná”, detalhou.
Cledir também ressaltou a preocupação com o sarampo e a febre amarela, que apresenta casos recentes no Brasil.
“Adultos e jovens até 59 anos devem ter registrado em suas carteirinhas a dose da VTV (vacina tríplice viral). Quem não tiver essa dose deve procurar o posto e atualizar, assim como os que perderam a carteirinha, pois este é o momento para regularizar a situação”, alertou.
Ela explicou que não será necessária a aplicação simultânea de várias vacinas: “Fazemos conforme dá para organizar, uma hoje, outra daqui a uma semana, para manter tudo em dia. São quatro vacinas importantes para adultos: sarampo, caxumba e rubéola (VTV), febre amarela, tétano (a cada 10 anos) e hepatite B, que são três doses e depois não precisam mais ser repetidas. Tendo uma carteirinha com essas doses, a pessoa ficará protegida e também ajuda a proteger toda a comunidade.”
Por fim, a enfermeira reforçou a importância da atualização antes do fim do ano, em função das matrículas escolares em janeiro.
“Pedimos para os pais aproveitarem a campanha de outubro, porque nos postos de saúde costuma acumular muita gente depois, em outubro e novembro, devido à necessidade da declaração e da atualização da carteirinha. Ter a carteirinha em dia evita problemas e facilita a apresentação nas escolas, que vão exigir a documentação atualizada para o ano letivo”, finalizou a enfermeira.
Com esta campanha, Barracão busca garantir a proteção de crianças, adolescentes e adultos, reforçando a saúde coletiva do município.

Leia também:
- Juliano Constantino, presidente do Legislativo sulflorense, destaca a aprovação do projeto de distribuição de calcário aos agricultores
- Barco é atingido por raio durante pescaria: dois amigos morrem