Aeronave percorreu extensão da pista e parou em um gramado utilizado como área de escape. O avião havia partido do Aeroporto Internacional de Guarulhos
Um avião da Latam que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, saiu da pista ao pousar no Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na noite desta segunda-feira, dia 31.
A aeronave percorreu toda a extensão da pista por volta das 19h45, e acabou parando em um gramado utilizado como área de escape. Equipes de atendimento de emergência foram acionadas para prestar apoio aos passageiros.
Em nota, a Latam informou que todos os tripulantes e passageiros estão bem, apesar do susto.
“A LATAM Airlines Brasil informa que a aeronave do voo LA3276 (São Paulo/Guarulhos-Chapecó) de segunda-feira (31/03) ultrapassou o limite da pista durante o pouso. A aeronave parou no gramado e todos os passageiros e tripulantes se encontram em segurança. A LATAM oferecerá toda a assistência necessária aos clientes.”
A Voe Xap, concessionária do Aeroporto de Chapecó, também divulgou que as equipes “foram imediatamente mobilizadas e estão prestando toda a assistência necessária” no local. Além disso, informou que “segue atuando junto à Latam para garantir o suporte adequado e a liberação da pista o mais breve possível.”
Passageiros relataram que, antes do pouso, a aeronave chegou a se aproximar do aeroporto, mas a pista foi fechada, obrigando o piloto a retornar. Cerca de 10 minutos depois, a tripulação informou que faria uma nova tentativa de pouso.
Ainda conforme os passageiros, cerca de 15 minutos depois, o avião retornou para tentar novamente a manobra.
O pouso foi descrito como “forçado” pelos passageiros, e havia uma grande quantidade de água na pista devido às chuvas na região. Mesmo com o susto momentâneo, um vídeo divulgado nas redes sociais mostra os passageiros aplaudindo e comemorando o pouso.
A previsão é de que a retirada da aeronave do local ocorra na manhã desta terça-feira, dia 1º. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) deve estar em Chapecó para apurar as causas.
Carne estragada era “maquiada” com corante vermelho em estabelecimentos de SC
Internet gratuita da Starlink estará disponível em Santa Catarina a partir de julho de 2025