As equipes de Vigilância Sanitária estão em alerta em todos os municípios, e principalmente na Tri Fronteira, Barracão e Dionísio Cerqueira, os trabalhos estão a todo vapor no sentido de combater o mosquito Aeds Aegypt.
Os municípios com os maiores casos confirmados de dengue, até o dia 06 de fevereiro, conforme os relatórios das Vigilâncias Sanitárias:
Barracão: 19 casos confirmados.
Dionísio Cerqueira: 07 casos confirmados.
Santo Antonio do Sudoeste: 59 casos confirmados.
Em Dionísio Cerqueira, as ações foram programadas para aplicação UBV no dia 7 de fevereiro, a partir das 06h da manhã, abrangendo as ruas do Centro, Presidente Vargas, República Argentina, Sete de Setembro, Santa Catarina, Leoberto leal, Dionísio Freitas e Mário Cláudio Turra. Nos bairros, Cohab nas ruas Alfredo Marquezine, Nadir Sangalli, Rua dos Girassóis, Rua das Tulipas, Rua das Azaléas, Rua das Hortênsias e Rua das Rosas.
“Precisamos da ajuda de toda a nossa população, novamente. Assim como outros anos, com a mobilização de todos, no sentido de eliminar locais que acumulem água e possam servir de criadouros do mosquito. Limpar os terrenos, recolher os lixos e manter as calhas, vasos de flores, e tudo mais, sem água e bem secos, é essencial. O mosquito não respeita limites, e se desloca de um local para outro
Em Barracão, as equipes estão realizando mutirão de limpeza de loteamentos baldios tanto na área do centro, como nos bairros do município.
A mobilização envolve servidores públicos e cidadãos.
Barracão enfrenta um desafio preocupante com o aumento de casos de dengue, especialmente no bairro Simonetto, que registra 11 casos positivos. Nesse contexto, um mutirão de limpeza foi realizado na última semana no referido bairro.
A ação foi realizada com o apoio de diversos setores da prefeitura, incluindo a Assistência Social, Agricultura e Urbanismo, além da Vigilância Sanitária.
“Realizamos a ação de limpeza e recolha de entulhos no bairro Simonetto, que infelizmente é o local com maior foco de casos positivos da dengue. Por isso, realizamos o mutirão, local onde encontramos muito lixo que acumula água, servindo como criadouro do mosquito. Pedimos à população que colabore, limpando seus quintais e removendo qualquer objeto que possa acumular água”, destacou Josiane.
Fique atento aos sintomas:
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.
A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de 02 a 07 dias, associada à cefaléia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema. Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase crítica da doença, iniciando com sinais de alarme.
A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.