A equipe catarinense de ginástica aeróbica está nesta semana na disputa do campeonato sul-americano da modalidade que acontece na cidade de Aracaju (SE). Após a excelente participação no campeonato brasileiro da última semana, parte da delegação de Santa Catarina permaneceu no Sergipe para a disputa da competição internacional.
As atletas catarinenses representam a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), que convocou 22 atletas da equipe representante da Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (Adiee) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O projeto de ginástica aeróbica é o mais recente realizado em Santa Catarina e nos últimos anos marcou presença em diferentes competições internacionais como em 2023 no campeonato sul-americano em Maldonado no Uruguai e no fim do ano o campeonato pan-americano em Lima no Peru.
“Desde que iniciamos o projeto de ginástica aeróbica em paralelo as nossas equipes de ginástica rítmica, a gente teve uma evolução muito grande por parte das meninas que hoje têm essa grande honra e experiência de defender a seleção brasileira em mais uma edição de campeonato sul-americano”, explica a coordenadora, Maria Helena Kraeski. .
“A nossa participação no campeonato brasileiro da última semana foi excelente e com certeza uma motivação a mais para desempenhar bem também no sul-americano. As atletas estão muito bem preparadas para competir da melhor forma possível”, finaliza
O campeonato sul-americano envolve a participação de oito delegações: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela. A competição vai mobilizar 202 atletas, sendo 44 só do Brasil.
No Campeonato Brasileiro de Ginástica Aeróbica, a equipe catarinense conquistou os títulos na categoria aerodance adulto, entre vários outros resultados expressivos que seguem na lista.
– 1o lugar – Aerodance juvenil
– 1o lugar – Trio Age
– 1o lugar – dupla infantil
– 1o lugar – individual masculino infantil
– 2o e 3o lugares no individual infantil
– 2o e 3o lugares no individual infantil
– 2o no individual feminino juvenil
– 1o lugar por equipe na categoria infantil
– 2o lugar por equipe na categoria infanto juvenil
– 2o lugar por equipe na categoria juvenil
Troféu Eficiência 2024