Megacidade perdida de 3.600 anos é descoberta no deserto do Cazaquistão
Arqueólogos identificam em Semiyarka um centro urbano e industrial de 3.500 anos no Cazaquistão, revelando estruturas complexas e produção de bronze em larga escala.
Arqueólogos identificam em Semiyarka um centro urbano e industrial de 3.500 anos no Cazaquistão, revelando estruturas complexas e produção de bronze em larga escala.
Sarcófago da Idade do Bronze descoberto em clube de golfe no Reino Unido passa por conservação e será exibido no Museu de Lincoln em 2026.
Navio Mado 4, cargueiro da era Joseon recuperado após quase dez anos de trabalho, revela detalhes sobre o sistema estatal de tributos da Coreia do século 15.
Achado no Túmulo de Haihun, na China, reúne mais de 5 mil tiras de bambu com a versão mais completa do “Livro das Canções”, obra clássica atribuída a Confúcio.
Um bolo de 4.200 anos, encontrado em uma tumba do Antigo Egito, permanece conservado graças a uma técnica engenhosa de cozimento.
Pesquisadores sul-coreanos recuperam um navio da era Joseon com mais de 120 artefatos intactos, revelando detalhes inéditos da vida comercial e fiscal do século XV.
Um manuscrito de 800 anos, confeccionado com pele de foca e bezerro, é estudado pela Biblioteca Nacional da Noruega e pode confirmar uma das obras religiosas mais antigas do país.
Arqueólogos encontram no Cazaquistão um túmulo intacto de 2.700 anos, trazendo à luz armas, ornamentos e vestígios da cultura Saka. Uma descoberta que surpreende especialistas.
Pesquisadores identificam duas cavidades de ar ocultas na Pirâmide de Miquerinos, em Gizé, revelando novos indícios sobre a estrutura e possíveis acessos do monumento milenar.
Arqueólogos encontraram na Turquia uma estátua humana de 12 mil anos incorporada a uma parede em Göbeklitepe, o mais antigo complexo monumental conhecido.
Pesquisadores revelam que o monumento maia Aguada Fénix, no México, foi construído como um cosmograma, representando o universo sem liderança central ou hierarquia social, em um dos achados mais significativos da arqueologia moderna.
Pesquisadores revelam que uma das principais narrativas sobre a disseminação da Peste Negra foi baseada em texto literário medieval, e não em relato histórico real.
Parte da Torre dei Conti, uma das construções medievais mais emblemáticas de Roma, desabou durante obras de restauração.
Arqueólogos descobrem murais milenares no Peru que retratam fome, seca e renascimento após o colapso climático da civilização de Caral, uma das mais antigas das Américas.
Cientistas do Egito e da Alemanha identificam cavidades ocultas na face leste da Pirâmide de Miquerinos, reforçando a hipótese de uma passagem secreta milenar no coração de Gizé.