Frontera

Argentina ativa alerta na fronteira com Brasil após operação contra CV

Ministra da Segurança Argentina afirmou que medida significa “olhar com atenção” para brasileiros que entrem no território argentino

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

O Ministério da Segurança da Argentina anunciou a ativação nesta quarta-feira (29) um alerta máximo na fronteira com o Brasil para evitar a entrada de criminosos de facções brasileiras no país.

“Determinarei um alerta máximo nas fronteiras para que não haja nenhum tipo de passagem daqueles que devem estar mudando de lugar, [saindo] da centralidade do conflito no Rio”, disse a ministra Patricia Bullrich ao responder uma pergunta do repórter da CNN Radio Argentina na Casa Rosada.

Segundo ela, o alerta “significa olhar com atenção todos os brasileiros” que entram na Argentina, checando os antecedentes dos viajantes. “Claro, não confundindo turistas com membros [de organizações criminosas]”, esclareceu.

Bullrich mencionou especificamente controles na Tríplice Fronteira com o Brasil e o Paraguai. Ela disse, no entanto, que não haverá envio de mais forças de segurança para a região.

Após o anúncio, a ministra argentina publicou a ordem que deu para a Secretaria de Segurança Nacional para que maiores controles sejam implementados.

“Reforçamos as fronteiras para proteger os argentinos diante de qualquer ‘debandada’ que possa ser gerada pelos conflitos no Rio de Janeiro. A segurança do nosso país, sempre primeiro”, escreveu em redes sociais.

Apoie o Jornal da Fronteira

Se o nosso conteúdo ajuda você a se informar, considere fazer uma doação de qualquer valor. Seu apoio mantém o jornalismo local vivo, livre e com qualidade.

💛 Doar agora

Transparência e prestação de contas: cada contribuição é revertida em reportagens e serviços à comunidade.

No documento, ela pede que “no contexto dos episódios ocorridos na terça 28 de outubro do presente ano na Cidade do Rio de Janeiro” sejam seguidas instruções para o reforço de operações nas zonas da fronteira leste e noroeste do país.

“Este alerta constitui uma medida preventiva derivada da teoria da ‘debandada’ que pode acontecer. Envie aos agentes posicionados na fronteira o manual de reconhecimento de sinais que caracterizam estes grupos narcoterroristas para facilitar às forças as possíveis identificações”, diz o texto.

Bullrich também pede que contatos sejam ativados com as forças policiais brasileiras e do Paraguai para uma tarefa conjunta para garantir a troca de informações e as capacidades operacionais.

Na terça-feira (28), Bullrich afirmou que a Argentina incluiu o Comando Vermelho e o PCC (Primeiro Comando da Capital) no Repet (Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo) do país.

“A Argentina declarou essas duas organizações como narcoterroristas”, disse Bullrich em entrevista ao canal La Nación +, após a operação policial contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro, que deixou mais de 100 mortos.

Segundo a ministra, há 39 brasileiros em prisões argentinas, dos quais cinco são do Comando Vermelho e “sete ou oito” do PCC.

“Eles estão muito isolados uns dos outros para que não tenham nenhum tipo de poder”, garantiu.

Bullrich explicou que há um controle “muito estrito” sobre os detentos das duas facções, identificados por meio de tatuagens e práticas de ritos de iniciação nas prisões.

Ao comentar a operação no Rio de Janeiro e o poder das facções, o ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, disse, também em entrevista ao canal La Nación +, ser preciso “exercer todo o poder que o Estado tem” na fronteira para impedir a entrada de criminosos no país.

“Temos que defender os argentinos com todo o poder, não só com a Gendarmeria [polícia militarizada local], mas com o Exército na fronteira, para que não aconteçam esses episódios e para que estes grupos não entrem na Argentina”, afirmou.

Ministra da Segurança Argentina afirmou que medida significa “olhar com atenção” para brasileiros que entrem no território argentino
Ministra da Segurança Argentina afirmou que medida significa “olhar com atenção” para brasileiros que entrem no território argentino

Homem atingido por disparos no Bairro Alvorada, morre no hospital
Veículo incendiado na Argentina teria envolvimento com tentativa de homicídio registrado, em Barracão

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.