Estádio suspenso em cidade futurista: Arábia Saudita planeja arena a 350 metros de altura para sediar jogos da Copa de 2034.
A Arábia Saudita anunciou planos para construir um estádio suspenso a 350 metros de altura para a Copa do Mundo de 2034. O NEOM Stadium será localizado na cidade linear The Line, que ainda está em desenvolvimento, e deve se destacar pela arquitetura futurista. As imagens divulgadas pela revista Paris Match mostram uma estrutura semelhante a um “ninho de pássaro”, instalada no topo de um edifício com vista para todo o complexo.
O espaço terá capacidade para 46 mil torcedores e está previsto para ser inaugurado em 2032, dois anos antes da competição. O acesso não será feito por automóveis, mas por trem de alta velocidade projetado para percorrer toda a extensão da cidade em aproximadamente 20 minutos.
O estádio funcionará com energia totalmente renovável, seguindo o conceito sustentável de The Line. Ele integra o plano do país de sediar jogos do Mundial em 15 arenas, distribuídas por diferentes cidades, incluindo Riade, Jidá, Abha e Al Khobar.
The Line faz parte do megaprojeto Neom e consiste em uma cidade estreita e vertical, com 170 quilômetros de extensão, 200 metros de largura e 500 metros de altura. A estimativa é de que possa abrigar até 9 milhões de habitantes. Parte da estrutura deve ser concluída até 2030, embora a finalização total possa levar até 50 anos.
O NEOM Stadium será administrado pelo Neom Sports Club, time que subiu recentemente para a elite do futebol saudita e tem financiamento do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF), o mesmo responsável por clubes como Al Hilal, Al Nassr e Al Ittihad. Até a conclusão da arena suspensa, a equipe segue mandando seus jogos na cidade de Tabuk, localizada próxima ao local do projeto.

Leia também:
- Homem é atingido por disparos de arma de fogo no Bairro Alvorada, em Barracão
- Tia e sobrinho são presos suspeitos de intoxicar servidores em pronto-socorro de SC



