Os aplicativos de apostas parecem ter resolvido de vez a questão de onde é mais fácil e rápido apostar. Assim, a experiência de apostar do brasileiro se concentrou nessa forma otimizada de lançar palpites esportivos, enquanto mídias como o rádio e a TV parecem ter sido esquecidas, sobretudo pelas fatias mais jovens da população.
Mas, se você pensa que a ideia de apostar pela televisão parece contraintuitiva, talvez vá gostar de conhecer uma inovação bem interessante que surgiu com intensidade, acredite, na Colômbia! Afinal, fazer palpites pela TV ainda pode ser uma solução interessante para trazer inovação ao mercado? Como isso funciona? E no Brasil, seria aplicável?
Esqueça suas ideias antigas de televisão
A televisão sempre foi aquela mídia tradicional e presente em todas as casas, sendo o ápice tecnológico de muitas casas pelo Brasil. Mas, com a chegada de outros dispositivos, elas ficaram de lado. Quem aposta online, por exemplo, costuma usar sistemas bem mais rápidos e intuitivos do que os antigos modelos televisivos. Muitos preferem navegar por sites no computador ou utilizar aplicativos – como o analisado nesta fonte. Os especialistas em apostas, assim como diversos apostadores, consideram as plataformas móveis mais práticas e eficazes do que os próprios sites. Mas, será que eles resolvem de vez a questão?
Bom, se considerarmos as ideias antigas de TV, é claro que sim. Afinal, mesmo nas Smart TVS, a navegação não é tão simples como num mouse, no computador, ou numa tela de celular, onde você controla diretamente com o seu dedo. Sendo assim, mesmo contendo aplicativos avançados, as televisões mais novas ainda parecem ter uma lacuna quando comparadas com a experiência mobile e desktop.
Porém, é aqui que está o ponto de virada. Como as televisões podem se tornar ainda mais intuitivas e conquistar o público das apostas? Bom, tudo começou na Colômbia, a partir de uma parceria entre canais de TV e uma casa de apostas famosa por lá. Veja como funciona logo abaixo.
Como funciona a tecnologia de apostas pela TV
Você já deve ter visto um QR Code apontando para uma casa de apostas em uma transmissão de futebol, ou pelo menos algo semelhante em outro contexto. Mas, aqui, o assunto é bem mais avançado. Na verdade, essa seria uma solução tecnológica que permite ao usuário interagir diretamente com as odds, mercados e fazer uma aposta ao vivo enquanto está assistindo a uma partida.
A partir da tela grande que só uma televisão proporciona, parece que o jogo vira e se volta novamente para essa tradicional criação, que agora já funciona de forma bem diferente (tecnologicamente falando) em relação ao passado.
Sendo assim, se você assiste a um jogo de Fluminense x Botafogo, por exemplo, uma odd para “gol nos próximos 10 minutos” pode aparecer na tela, e se quiser, basta direcionar o cursor para ela e lançar seu palpite. Logicamente, isso é feito a partir de uma integração direta entre sua conta na casa de apostas e a tecnologia da TV e das empresas fornecedoras deste serviço.
Por que este assunto faz sentido justamente agora?
Afinal, de onde vem essa ideia de apostar pela TV? Por que algo assim ainda não apareceu no Brasil e poderia surgir? Bom, tudo tem a ver com a própria lei. Comparando com a própria Colômbia, o Brasil está bem atrasado na regulamentação das apostas, tendo concretizado o processo, na verdade, somente entre 2023 e 2025. Enquanto isso, a Colômbia já concedia sua primeira licença nacional lá em 2017. Mas, o que isso tem a ver?
Bom, isso significa que o mercado brasileiro, sem a regulamentação, operava sempre sob um risco de punições ou problemas, pois as plataformas eram licenciadas fora do país. Assim, com a licença nacional e o controle regulatório dentro do próprio território, é só agora que o mercado de apostas pode realmente crescer com segurança e, portanto, com mais possibilidades e oportunidades de inovação. Faz sentido?
Não se engane – a TV ainda é fundamental no Brasil
Por mais que muitos brasileiros digam com orgulho que “não assistem TV”, o que muitos ignoram são as novas formam de utilizar essa ferramenta. Segundo o próprio IBGE, o número de domicílios com TV no país é de mais de 94%, mesmo que elas fiquem apenas como decoração em alguns lugares.
Ademais, não se esqueça dos próprios streamings, que segundo a mesma instituição, já passam de 40% em presença nos lares brasileiros. A verdade é que, em toda casa, uma televisão acaba sendo uma ferramenta difícil de se deixar de fora.
A televisão resistiu — e agora colherá seus frutos
Com as inovações tecnológicas, as grandes telas terão cada vez mais suporte para novos aplicativos e soluções. Dessa maneira, não apenas apostar será mais fácil, mas outras formas de interação, como compras online, podem ser gradualmente integradas a essa ferramenta. Então, sua única tarefa será escolher o seu dispositivo preferido.