O Instituto Nacional do Seguro Social informou que 339 mil aposentados e pensionistas aderiram ao acordo com o órgão para receber o dinheiro relativo a descontos indevidos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que 339 mil aposentados e pensionistas aderiram ao acordo com o órgão para receber o dinheiro relativo a descontos indevidos relacionados à fraude no INSS.
O prazo para adesão começou no último dia 11 e os pagamentos serão realizados a partir do próximo dia 24.
Podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades após 15 dias úteis.
Segundo o INSS, os valores serão corrigidos pela inflação (IPCA) e serão pagos em depósitos diários para 100 mil pessoas, diretamente na conta do beneficiário.
Por isso, quem já aderiu ao acordo receberá o dinheiro em até quatro dias úteis após o começo dos pagamentos. Os pagamentos, informa o órgão, serão feitos em ordem de adesão.
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?
Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
Clique em “Enviar”.
Consultar valores
O INSS informa que cerca de 2,5 milhões de pedidos estão aptos a assinar o acordo e, nestes casos, já é possível consultar o valor a receber tanto no aplicativo Meu INSS como em agências dos Correios. A adesão também pode ser feita por estes dois canais.
O órgão destaca que “a adesão não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa.”
Irmãos agridem brutalmente enfermeiro durante atendimento no hospital de Dionísio Cerqueira
Fonte G1
Com vasta experiência no jornalismo, Rossy Ledesma é especialista na produção de conteúdos relacionados à segurança, assuntos do Mercosul e a relação entre Brasil e Argentina, bem-estar, conteúdo local e regional.