O encontro teve como propósito alinhar ações, discutir projetos e definir medidas para o fortalecimento dos apicultores locais
A Secretaria Municipal de Agricultura de Bom Jesus do Sul realizou, em parceria com o IDR-Paraná, uma reunião estratégica com cerca de 20 apicultores locais, com o objetivo de consolidar ações e projetos que impulsionem a apicultura, um setor em franca expansão no município e região.
O encontro serviu para discutir temas fundamentais, como a formalização da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Bom Jesus do Sul, a criação de uma comissão específica para encaminhamentos e o lançamento de um questionário on-line para cadastrar oficialmente os produtores de mel do município.
Essa organização institucional visa facilitar o acesso dos produtores às políticas públicas, capacitação técnica e redes regionais de comércio.
Outro ponto importante apresentado durante o encontro foi a TAP – Termo de Ajustamento de Projeto, que definem metas de curto, médio e longo prazo para o setor apícola.
O projeto está vinculado à “Rota do Mel do Vale do Iguaçu”, parte da Rota de Integração Nacional, ampliando as oportunidades para os apicultores locais no turismo rural e nos mercados regionais e nacionais.
Celso Dias, secretário de Agricultura, destacou a relevância do momento.
“O número de produtores de mel tem crescido muito em Bom Jesus do Sul. Isso reforça a necessidade de o setor estar organizado para buscar recursos, melhorar a produção e garantir acessos aos mercados estruturados”, afirmou.
O secretário acrescentou que a associação municipal funcionará como um importante canal para fortalecer a produção, promover intercâmbio de conhecimento e valorizar os produtos locais.
O município é hoje um importante polo regional, associando tradição e inovação, com potencial para ampliar cada vez mais a produtividade e a qualidade do mel. Pesquisas recentes indicam que regiões próximas têm resultados com sucesso na certificação e valorização de seus produtos apícolas, como o mel branco dos Campos de Cima da Serra. Bom Jesus do Sul também busca se inserir neste cenário promissor.
A formalização da associação e a adesão à Rota do Mel do Vale do IguaçuDeve alavancar o turismo rural e criar uma vitrine para os produtos locais, com reflexos positivos na economia regional.
“Queremos que a apicultura seja um vetor importante para o desenvolvimento sustentável de Bom Jesus do Sul, gerando emprego, renda e preservação ambiental”, complementou o secretário.
A iniciativa reforça a tradição da apicultura em pequenas propriedades locais, que tem crescido em escala e qualidade, oferecendo cada vez produtos mais valorizados pelos consumidores.
O fortalecimento do setor também implica na proteção das abelhas e no estímulo à preservação da biodiversidade regional.

Leia também:
- Vereadores de Flor da Serra do Sul aprovam repasse de recursos para incentivar as comunidades
- Por que sentimos desejo por certos alimentos? A ciência explica o apetite do cérebro



