Foco principal das discussões da Alesc, neste momento, são situações da Casan e da Celesc
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina sediou nesta quarta-feira, dia 09, evento para defender as empresas públicas do estado.
A iniciativa foi do deputado Fabiano Da Luz (PT), que tem atuado na defesa das estatais catarinenses.
A audiência ocorre em um momento importante para empresas como a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Recentemente, trabalhadores da Casan estiveram no Legislativo para defender a manutenção da empresa como estatal. A companhia atende 194 municípios, principalmente cidades pequenas, o que representa cerca de 40% da população de Santa Catarina.
Durante a mobilização, o parlamentar destacou que empresas estatais não têm o lucro como principal objetivo, o que permite investimentos em regiões que não dariam retorno financeiro esperado pela iniciativa privada.
Outro ato aconteceu quando cerca de 350 trabalhadores da Celesc participaram de uma sessão na Alesc. O encontro discutiu problemas como falta de pessoal e falhas no novo sistema da empresa que têm prejudicado os consumidores.
“A audiência pública e o lançamento da Frente Parlamentar representam passos importantes na defesa das empresas públicas de SC, especialmente a Celesc e a Casan, que enfrentam ameaças de privatização apesar de gerar lucro ao Estado e do seu importante papel social para a população catarinense”, destaca Fabiano Da Luz.
Leia também:
- Pix passará a permitir parcelamento e servirá como garantia de crédito, anuncia Banco Central
- Os 9 melhores filmes do Studio Ghibli