Alesc concede o título de Cidadão Catarinense a Conselheiro do TCE/SC

A Alesc concede o título de Cidadão Catarinense a Conselheiro do TCE/SC realiza na noite desta quarta-feira, a partir das 19h, sessão solene de concessão do título de Cidadão Catarinense ao Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, atual corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e ex-presidente da corte por dois mandatos.

A proposta foi apresentada pelo deputado Napoleão Bernardes, aprovada por unanimidade pelo Parlamento e sancionada pelo Governador do Estado Jorginho Mello.

Napoleão Bernardes destaca a história e o legado da atuação conceituada em benefício da sociedade catarinense, guiada pela ética profissional e idoneidade moral do conselheiro.

Natural de Belo Horizonte (MG), Adircélio de Moraes Ferreira Júnior ingressou no TCE/SC como conselheiro em 13 de maio de 2010 (nomeado na única vaga reservada constitucionalmente aos auditores substitutos de conselheiro, a partir de lista tríplice formada, segundo os critérios de antiguidade e merecimento, por ocupantes deste cargo).

Foi presidente do Tribunal entre 4 de fevereiro de 2019 a 12 de fevereiro de 2023. Entre 2015 e 2018 ocupou a vice-presidência.

É atual vice-presidente de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon (2024-2025).

Formação: Doutor e Mestre em Direito (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC); Bacharel em Direito (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS) e em Ciências Contábeis (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE); e Pós-Graduado em Contabilidade e Auditoria (UFRGS).