Sistema de baixa pressão aumenta risco de temporais, ventos fortes e altos acumulados de chuva no estado

Alerta de chuva intensa e tempestades severas no Paraná

Sistema de baixa pressão aumenta risco de temporais, ventos fortes e altos acumulados de chuva no estado

Entre em nosso grupo de notícias no WhatsApp

Um sistema de baixa pressão atmosférica passou a atuar sobre o Sul do Brasil e elevou o nível de alerta para a ocorrência de chuva intensa e tempestades severas no Paraná entre esta sexta-feira (12) e o sábado (13). De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as condições atmosféricas são favoráveis à formação de temporais organizados, com possibilidade de rajadas fortes de vento e ocorrência de supercélulas em algumas regiões do estado.

O sistema atua em superfície sobre áreas do Paraguai e do norte da Argentina e favorece o transporte de calor e umidade da região amazônica em direção ao Paraná. Esse cenário é intensificado pela presença de um cavado em níveis mais elevados da atmosfera, estrutura que contribui para o desenvolvimento de instabilidades mais persistentes e potencialmente severas.

Segundo o meteorologista Samuel Braun, do Simepar, o deslocamento lento do sistema sobre o território paranaense é um dos principais fatores de preocupação. A lentidão no avanço das instabilidades aumenta o tempo de permanência da chuva sobre as mesmas áreas, elevando os acumulados e ampliando o risco de alagamentos, enxurradas e outros transtornos associados.

Desde a madrugada desta sexta-feira, áreas de instabilidade já provocaram chuva em municípios das regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná. Até as 7h30, diversas cidades haviam registrado volumes superiores a 10 milímetros. Entre os destaques estão Palotina, que acumulou 53,4 milímetros, além de Assis Chateaubriand, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Mandaguari, Santa Helena, Cianorte, Altônia e Ubiratã.

A previsão indica que as instabilidades avancem gradualmente de Oeste para Leste ao longo do dia, atingindo regiões onde ainda não houve registro significativo de chuva. Na metade Oeste do estado, os acumulados podem ultrapassar 50 milímetros, com possibilidade de alcançar 80 milímetros em pontos isolados. Há risco de tempestades acompanhadas por rajadas de vento superiores a 70 quilômetros por hora, o que pode resultar em quedas de árvores, destelhamentos e interrupções no fornecimento de energia elétrica.

No Leste do Paraná, a chuva deve se intensificar a partir da noite desta sexta-feira, com volumes mais expressivos entre a madrugada e a manhã de sábado. No Norte, o tempo permanece instável durante sexta e sábado, com chuva frequente, céu encoberto e pouca variação nas temperaturas.

O Simepar também alerta para a possibilidade de formação de supercélulas, tempestades associadas a nuvens com desenvolvimento vertical superior a 15 quilômetros. Esse tipo de sistema se caracteriza pela rápida formação e pela capacidade de produzir eventos severos em curto intervalo de tempo, incluindo ventos intensos, chuva volumosa e, de forma pontual, queda de granizo.

No sábado à tarde, as regiões Oeste e Sudoeste devem apresentar melhora gradual nas condições do tempo, com redução da nebulosidade e elevação das temperaturas. Nessas áreas, são esperadas as maiores máximas do estado, com previsão de até 29 graus em Foz do Iguaçu e cerca de 27 graus em Francisco Beltrão.

No domingo (14), o tempo permanece abafado em todo o Paraná, com muita nebulosidade e ocorrência de pancadas de chuva isoladas e rápidas ao longo do dia. Já na segunda-feira (15), uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, provocando nova mudança nas condições do tempo, especialmente entre a tarde e a noite, nas regiões Noroeste, Oeste, Sudoeste e Centro-Sul.

Diante do cenário de instabilidade, o Simepar reforça a orientação para que a população acompanhe atentamente os avisos emitidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Para receber alertas em tempo real, é possível cadastrar o CEP da residência por meio de SMS, enviando uma mensagem para o número 40199.

Sistema de baixa pressão aumenta risco de temporais, ventos fortes e altos acumulados de chuva no estado
Foto: Simepar

Leia também:

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.