Capacitação orientou agentes sobre procedimentos em situações de emergência, reforçando segurança e agilidade no atendimento à comunidade
Na última quinta-feira, 18 de setembro, a sala de reuniões do Posto de Saúde de São José do Cedro se transformou em um espaço de aprendizado e capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde e o Agente de Endemias do município. Eles participaram de um treinamento prático e informativo sobre Primeiros Socorros, ministrado pelo soldado André Becker, do Corpo de Bombeiros local.
O curso abordou os procedimentos essenciais para atendimento em situações de emergência, como quedas, cortes, queimaduras, engasgamentos, parada cardíaca e outras ocorrências que desativem a intervenção rápida e eficaz.
O objetivo do treinamento foi ampliar a segurança e a capacidade de ação desses profissionais que atuam diariamente junto à comunidade, muitas vezes sendo os primeiros a chegar em casos de acidentes ou mal súbitos.
Jucéli Soldá Franco, preceptora do curso em São José do Cedro, destacou que essa capacitação faz parte da Disciplina 24 do Curso de Formação “Saúde com Agente”, uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Ela ressaltou a importância de preparar os agentes para que possam oferecer um atendimento correto, responsável e que minimizem os riscos até a chegada de socorro especializado.
A abordagem prática do treinamento contou com projeções e orientações sobre como avaliar a vítima, controlar sangramentos, realizar ações de imobilização básicas, executar uma manobra de Heimlich para desobstrução das vias aéreas, além de orientações sobre quando e como acionar os serviços de emergência.
Esse tipo de qualificação é fundamental para garantir que os profissionais de saúde que estão na linha de frente tenham as habilidades possíveis para agir com segurança e eficácia, melhorando o atendimento precoce e aumentando as chances de sobrevivência nos casos graves.

PHILIPS — Fone de Ouvido Sem Fio (TWS)
Conexão Bluetooth estável para música e podcasts sem interrupções. Autonomia de até 24 horas com o estojo de carga. Som equilibrado para o dia a dia.
- Emparelhamento rápido
- Chamadas com microfone integrado
- Estojo compacto e leve
Além disso, a capacitação contribui para fortalecer a rede municipal de saúde, promovendo um trabalho integrado entre os agentes e as equipes dos postos de saúde e hospitais, que juntos cuidam da saúde da população.
A iniciativa reforça a importância do investimento em treinamento contínuo para os agentes comunitários e de endemias, que desempenham papel essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças, especialmente em comunidades mais vulneráveis.


Leia também:
- 20 curiosidades fascinantes sobre as abelhas
- O que são as pintinhas que temos no corpo: significados, origens e curiosidades sobre essas marcas