No último sábado, 29 de março, 17 colaboradores da sede administrativa da Sicredi Fronteiras, em Capanema, se deslocaram até Cascavel para doar sangue. A iniciativa foi organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), composta por Franco Henrique da Silva, Fabiano Tubiana, Marciélli Dallabrida e Sinara F. Goeller Machado, e demonstra o compromisso da cooperativa com a solidariedade e a responsabilidade social.
A colaboradora Sinara expressou sua gratidão pelo gesto. “Obrigada, colegas, por esse movimento! Fazer o bem sem olhar a quem. Hoje, vocês se tornaram anjos na vida de alguém. Um gesto simples que pode mudar a vida de muitas pessoas”.
O diretor Executivo da Cooperativa também destacou a importância da ação. “Esse gesto de voluntariado impacta muitas pessoas. Apesar da necessidade de acordar cedo e se deslocar, abrir mão desse tempo para ajudar o próximo traz um grande significado de pertencimento. Vivemos em comunidade e essa atitude, sem dúvida, fará a diferença na vida de muitos”.
Guilherme Pacheco, colaborador da Cooperativa, fez a doação pela primeira vez. “Foi uma experiência incrível saber que estou fazendo o bem e ajudando pessoas que necessitam dessa doação. Incentivo todos a doarem, pois essa simples ação pode salvar muitas vidas”, disse.
A importância da doação de sangue
A doação de sangue é um ato de amor e cidadania que salva vidas diariamente. No Paraná, a Rede Hemepar conta com 22 unidades, sendo que a de Cascavel atende 22 hospitais da região, incluindo dois hospitais do câncer e dois hospitais universitários.
Os estoques de sangue com fator Rh positivo costumam estar em níveis adequados, mas os tipos sanguíneos Rh negativos, especialmente o O negativo, frequentemente estão em falta. Apenas cerca de 15% da população tem sangue Rh negativo, tornando as doações desse tipo ainda mais essenciais.
Se você tem entre 16 e 69 anos, pesa mais de 50 kg e está em boas condições de saúde, procure o hemocentro mais próximo e faça parte desse movimento. Seu gesto pode salvar vidas!