Aberto curso sobre técnica para atendimento de pessoas com autismo

FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Teve início na tarde esta quarta-feira (3) o curso de formação continuada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), promovido pela Escola do Legislativo da Alesc. As atividades foram abertas pelo presidente do Parlamento catarinense, deputado Mauro De Nadal (MDB).

A ABA, tradução do termo inglês “Applied Behavior Analysis”, é uma abordagem utilizada para o atendimento de pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento e aprendizagem. Ela pode ser utilizada em diversos ambientes, como na escola e em casa.

Esta é a segunda edição do curso – a primeira ocorreu em 2021. O objetivo principal é ensinar novas habilidades e reduzir comportamentos problemáticos por meio do ensino de habilidades de linguagem, sociais, acadêmicas e recreativas, além do enfraquecimento de comportamentos autoagressivos e estereotipados.

Na abertura do curso, De Nadal destacou que o autismo é um tema importante para a Assembleia. Ele lembrou que o Parlamento aprovou vários projetos de lei que visam principalmente a inclusão, a geração de oportunidades e a disseminação do conhecimento sobre esse transtorno.

“Esse curso nasceu de conversas que tivemos com pais e professores, e por iniciativas importantes, como as Mães Azuis de Maravilha, com relatos da necessidade de oferecermos conhecimento para o tratamento das pessoas com autismo nas salas de aula e até mesmo no convívio em casa”, comentou De Nadal.

O presidente destacou duas leis de sua autoria voltadas às pessoas com autismo. Uma delas instituiu a Carteira de Identificação do Autista, visando principalmente facilitar o acesso dessas pessoas e seus familiares aos direitos garantidos por lei. “Já foram emitidas mais de 18 mil carteiras”, disse.

De Nadal ressaltou o número de inscritos para o curso: 824 participantes. “É um número muito positivo. Temos que parabenizar todos que estão inscritos, pelo interesse em estar adquirindo conhecimento nessa área, com a missão de repassar esse conhecimento”, afirmou.

A aula inaugural foi ministrada pela professora doutora Adriana Rubio, formada em psicologia e pedagogia e especialista em ABA. As atividades prosseguem até agosto, em 18 encontros semanais, divididos em quatro módulos, com carga horária total de 54 horas.

O curso é voltado principalmente para profissionais da área da educação das redes pública e privada de ensino. Os participantes serão capacitados para o planejamento, a aplicação e o estudo de procedimentos de ensino e tratamento em ABA no contexto escolar. As aulas serão exclusivamente on-line, por meio da plataforma Teams.

canal no whatsapp 4
...