A língua mais falada no Mundo

Em um mundo diversificado, repleto de nações com suas próprias línguas e características, surge a indagação sobre qual idioma é o mais falado como primeira opção. Um levantamento realizado pela equipe do site Multimedia fornece a resposta, contrariando a expectativa ao revelar que não é o inglês, mas sim o chinês.

Popularidade Asiática

Embora o inglês desfrute de considerável popularidade em diversos países, o estudo da Multimedia destaca que o idioma mais falado globalmente é o chinês. A pesquisa leva em consideração regiões e países nos quais um determinado idioma é a língua materna, conferindo destaque à opção chinesa. Vale ressaltar que o chinês abrange diferentes dialetos, como mandarim, cantonês, xangainês, sichuanês e hakka, ampliando sua presença para uma região mais extensa em comparação com outras línguas.

Observando o mapa, nota-se que o segundo idioma mais falado nativamente é o espanhol, enquanto o inglês conquista a terceira posição. O português também figura nesse ranking, ocupando a sexta posição, impulsionado, em grande parte, pelo Brasil.

Variações nos Números

Isolando o dado anterior e considerando o número de países nos quais um idioma é utilizado como língua nativa, a dinâmica muda significativamente. Nessa perspectiva, o inglês desponta como a opção mais popular, sendo adotado em 110 nações. A segunda posição é ocupada pelo árabe, presente em 60 países, seguido pelo francês, utilizado em 51 nações.

O ranking dos dez idiomas mais presentes no maior número de países segue a seguinte ordem:

Inglês: 110 países

Árabe: 60 países

Francês: 51 países

Chinês: 33 países

Espanhol: 31 países

Persa: 29 países

Alemão: 18 países

Russo: 16 países

Malaio: 13 países

Português: 12 países

O estudo ainda revela que o inglês é a língua com o maior número de estudantes no mundo, totalizando mais de 1,5 bilhão de pessoas. Na sequência, encontramos o francês (82 milhões), chinês (30 milhões), espanhol (14,5 milhões), alemão (14,5 milhões), italiano (8 milhões) e japonês (3 milhões).

Por fim, destaca-se que a Papua-Nova Guiné lidera como o país com o maior número de idiomas utilizados dentro de seu território, totalizando 839 línguas diferentes.

...

+ There are no comments

Add yours