Ex-jogador Iarley visita a Tri Fronteira e fala da fase difícil do futebol brasileiro

Na última segunda-feira, 28, o ex-jogador profissional de futebol de Campo, Pedro Iarley Lima Dantas, mais conhecido como Iarley, passou pela Tri Fronteira. Ele foi recebido na casa da família Valduga, Luiz Pedro e esposa Veronice, e filhos.

Na ocasião, confraternizou com os integrantes dos Consulados do Internacional de Barracão e Dionísio Cerqueira.

Em conversa com o diretor do Jornal da Fronteira, Iarley agradeceu a hospitalidade e o jantar oferecido, destacando que o esporte lhe permitiu muitas amizades em todos os cantos do Brasil.

“Sempre que estou pela região, venho visitar os amigos que conquistei aqui na Tri Fronteira, onde sou sempre muito bem recebido. Hoje sou técnico de futebol, formado pela CBF. Sempre que estou em um intervalo de clube, eu faço eventos junto aos Consulados do Inter. O título de Campeão Mundial pelo Inter me credencia como torcedor colorado para representar o clube em diversos eventos, ter contrato com empresas e manter a vida no esporte após a carreira”, acrescentou.

Questionado sobre a fase do futebol brasileiro, Iarley opinou que esse esporte passa por uma fase de transição, em busca de novos conceitos, buscando adaptar a maneira de jogar conforme o estilo europeu.

“Antes a gente aprendia a jogar bola na rua, o jeito moleque de jogar. Hoje em dia não existe mais isso. A formação de atletas hoje tem a influência do futebol europeu. Espero que a gente aprenda o quanto antes, para poder se igualar as outras seleções. Acho que ainda estamos engatinhando nesse quesito. Essa discussão a gente tinha na CBF, de manter nosso jeito de jogar bola, mas acabamos indo para outra direção. Infelizmente, hoje o futebol brasileiro não sabe para onde vai, vive essa transição, que espero se solucione o quanto antes, pois aquele nosso rótulo de país do futebol, estamos começando a perder”, avaliou o profissional.

iarley 1 1

Falando pelo Consulado Cerqueirense, o vereador Nando Mello destacou a pessoa de Iarley, uma pessoa simples e de “bom coração”, sempre envolvido em ações sociais em prol das pessoas carentes.

“A gente sempre mantém contato com o Iarley, e ele é sempre receptivo conosco. Ele foi um grande atleta, é ídolo por onde passou, e aqui no sul ele conquistou uma legião de fãs. Ficamos muito felizes com a visita dele, sempre prestigiando a nossa Tri Fronteira”, comentou Nando.

Pelo Consulado Barraconense, Davi da Bregomar também lembrou das conquistas de Iarley jogando pelo Internacional de Porto Alegre.

“A gente enche o peito para dizer que o Iarley é Campeão Mundial Fifa, um cara humilde e de muito bom trato. Em 2017, lembro daquele grande evento que passamos pela cidade em um caminhão do Corpo de Bombeiros, tendo junto nossos ídolos colorados, o Iarley, o Índio, o Pinga, o Fabiano, o Gabriel “Sacy”, o Lilico, entre outros, que a gente tem saudades. Agradeço o Iarley por esse carinho pela nossa fronteira”, finalizou Davi.

Iarley deixou sua marca por onde passou, tendo uma legião de fãs nos mais diversos clubes por onde jogou. É um ídolo no Internacional onde ganhou a Taça Libertadores da América e a Copa do Mundo de Clubes, em 2006. É ídolo do Paysandu, onde ficou conhecido por ter marcado o gol da histórica vitória diante do Boca Juniors, em plena La Bombonera, na Libertadores de 2003, meses depois acabou jogando no próprio Boca Juniors onde também foi ídolo, tendo feito jogadas memoráveis inclusive contra o River Plate no super clássico, ganhando um campeonato argentino e a Copa Intercontinental (2003) contra o Milan (Itália).

Ele se aposentou em 2014, atuando pelo Ferroviário, e hoje atua como técnico de futebol. Atualmente está sem clube, mas já tem negociações em andamento.

regras 2