Policial retornava para casa quando localizou o gato-mourisco já morto na estrada geral da Linha Presidente Vargas
Um jaguarundi, também conhecido como gato-mourisco, foi encontrado morto na estrada geral da Linha Presidente Vargas, no interior de Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste de Santa Catarina. O registro foi feito pelo policial militar Cb. Schüler, na tarde desta terça-feira (22).
Em conversa com a equipe de jornalismo do Jornal da Fronteira, o Cb. Schüler disse que retornava para casa quando encontrou o animal já morto em meio à estrada geral. Ele acredita que o gato-mourisco tenga sido atropelado.
O gato-mourisco ou jaguarundi está na maioria da América, desde o México até a região central da Argentina. Esse animal, diferente dos outros gatos-do-mato, tem hábito diurno, para caça e locomoção.
Apesar de ser encontrado em diversos estados, existem poucos gatos-mouriscos no Brasil. Esse felino está na lista de ameaçados de extinção.
O felídeo, geneticamente próximo do leão-baio, é um pouco maior que um gato doméstico, possui pelagem de vermelho à cinza escura, e se alimentam de ratos, aves e tatus, além de ter o hábito de viver próximo a rios e lagos e no interior de matas e florestas, pouco encontrado em áreas urbanas.
Esse animal é “um dos mais ameaçados e enigmáticos gatos selvagens do nosso país”, explicou o biólogo e professor, Jackson Preuss.
O animal está na lista de ameaçados de extinção e é considerado raro.
Padrasto acusado de estuprar enteadas de 8 e 10 anos é condenado a mais de 68 anos de prisão
Um assaltante morto e outro ferido em tentativa de roubo à pesque e pague