Gari morre após ser atingido por moto durante coleta de lixo em Curitiba

Gari morre após ser atingido por moto durante coleta de lixo em Curitiba

O gari José Sidnei Aires dos Santos, de 47 anos, morreu após permanecer quatro dias internado em consequência de um acidente ocorrido durante o trabalho de coleta de lixo em Curitiba. Ele foi atingido por uma motocicleta que colidiu contra a traseira do caminhão no qual trabalhava.

O acidente aconteceu na sexta-feira (19). José Sidnei estava na parte traseira do veículo de coleta quando a motocicleta atingiu o caminhão e, em seguida, o trabalhador.

Uma câmera de segurança registrou o momento da colisão. As imagens mostram que o gari conseguiu deixar o local caminhando, embora apresentasse dificuldades após o impacto.

Devido aos ferimentos, ele foi encaminhado para atendimento hospitalar e permaneceu internado até terça-feira (23), quando morreu.

José Sidnei trabalhava como coletor de lixo havia 15 anos. O sepultamento ocorreu na quinta-feira (25), em Almirante Tamandaré, município da Região Metropolitana de Curitiba.

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do acidente. Segundo o delegado Edgar Santana, responsável pela investigação, o caso foi inicialmente enquadrado como homicídio culposo na direção de veículo automotor, quando não existe intenção de matar.

O delegado alertou para a necessidade de atenção permanente no trânsito, especialmente em locais onde caminhões de coleta e trabalhadores da limpeza pública estão em atividade.

“O trânsito exige atenção o tempo todo. Um momento de distração pode gerar consequências graves, inclusive mortes, como ocorreu nesse caso”, afirmou Edgar Santana.

A identidade do motociclista investigado não foi divulgada. A Polícia Civil deverá analisar as imagens, ouvir testemunhas e reunir outros elementos para esclarecer como ocorreu a colisão.

Em nota, o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) lamentou a morte do trabalhador e prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas.

A entidade informou que este foi o segundo caso, em menos de um mês, envolvendo a morte de um coletor de lixo em Curitiba. No final de maio, outro gari morreu depois de ser prensado por um caminhão.

O sindicato também pediu maior cuidado aos motoristas que trafegam próximos aos veículos de coleta. Segundo a entidade, a presença de um caminhão de lixo na via representa também a atuação de trabalhadores que permanecem frequentemente na parte externa do veículo e precisam atravessar ruas durante o serviço.

“O Siemaco reforça, mais uma vez, a importância da atenção e do cuidado dos motoristas ao identificarem um caminhão de lixo em via pública. Onde há um caminhão de coleta, há também três trabalhadores arriscando diariamente suas vidas para manter a cidade limpa”, declarou o sindicato.

A entidade acrescentou que continuará defendendo medidas de segurança e respeito aos profissionais da limpeza pública. A investigação deverá determinar as responsabilidades pelo acidente.

LEIA MAIS: Bombeiros do Paraná seguem para missão de busca e resgate após terremoto na Venezuela

Nota Editorial: Este conteúdo faz parte da cobertura jornalística do Jornal da Fronteira, feito por humano com ajuda de ferramentas de inteligência artificial, sob revisão de editor humano.

Sugestões de pauta: Entre em contato via WhatsApp: (49) 3644 1724.

🚀 Aproveite e nos siga no Google Notícias: Clique aqui para seguir o Jornal da Fronteira

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.