Encontro reuniu profissionais, entidades e representantes da comunidade cerqueirense para discutir prioridades da saúde pública

Conferência municipal define prioridades e aponta gargalos no atendimento pelo SUS

Encontro reuniu profissionais, entidades e representantes da comunidade cerqueirense para discutir prioridades da saúde pública

A 13ª Conferência Municipal de Saúde de Dionísio Cerqueira, realizada em 17 de junho, reuniu profissionais da área, membros do Conselho Municipal de Saúde, agentes comunitários, representantes de entidades e moradores para discutir prioridades do sistema público de saúde e elaborar propostas a serem encaminhadas às instâncias superiores.

A secretária municipal de Saúde, Vanessa Pezerico, informou que a preparação da conferência ficou sob responsabilidade de uma comissão formada por aproximadamente dez pessoas, majoritariamente integrantes do conselho.

“O grupo organizou a programação, definiu os eixos temáticos e indicou quatro coordenadores que acompanharam os trabalhos em grupos de debate. Com o tema – Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil -, o evento buscou provocar reflexões sobre o papel do Sistema Único de Saúde como serviço público universal, que deve garantir atendimento gratuito, igualitário, integral e humanizado”, comentou Vanessa.

Durante os trabalhos em grupo, os participantes analisaram os eixos temáticos, levantaram demandas e formularam propostas voltadas à melhoria do atendimento municipal.

“Parte das sugestões deverá ser levada à etapa macrorregional, prevista para o ano que vem em Chapecó, onde serão representadas por cerca de quatro delegados escolhidos na conferência. Os delegados deverão apresentar as propostas elaboradas durante o encontro municipal na etapa seguinte”, frisou.

Vanessa ainda destacou a importância dos agentes comunitários de saúde no processo de interlocução entre a população e as equipes de atenção básica.

“Os agentes são uma das principais ligações entre a população e as equipes que através das visitas domiciliares permitem identificar dificuldades enfrentadas pelos pacientes e encaminhar demandas às unidades de saúde. Atualmente, o município conta com seis unidades básicas de saúde e aproximadamente 44 agentes comunitários, que acompanham idosos, pessoas com diabetes ou hipertensão, gestantes e crianças”, destacou a secretária.

Entre os principais desafios apontados no encontro estiveram os atendimentos de média e alta complexidade, uma vez que os pacientes dependem de processos de regulação e podem permanecer em filas de espera até a liberação de consultas, exames e procedimentos. Ao mesmo tempo, ela afirmou que o município registrou avanços durante os dois anos em que atuo à frente da pasta, na administração de Bianca e Alcir.

“A nossa conferência teve como objetivo ouvir a população, promover o diálogo e identificar aspectos a serem aprimorados, considerando as necessidades apresentadas pelos usuários do sistema, sobretudo as demandas urgentes relacionadas a consultas, exames e fornecimento de medicamentos”, detalhou.

Vanessa também defendeu que a Estratégia Saúde da Família mantenha um olhar ampliado sobre o paciente, considerando a realidade familiar em que ele está inserido. Ela afirmou que o acompanhamento contínuo permite que as equipes conheçam as necessidades dos moradores e busquem alternativas dentro da estrutura disponível no município, o que contribui para intervenções mais eficazes e personalizadas.

“Entre as propostas aprovadas estão a identificação de prioridades que podem ser resolvidas localmente e a elaboração de diretrizes para pleitos nas etapas macrorregional e estadual, e isso só foi possível graças ao envolvimento de representantes de entidades e clubes de serviço o que facilitou a captação de demandas e ampliar a visibilidade das necessidades junto aos órgãos superiores”, finalizou Vanessa.

Leia mais: Acadêmicos de Ciências Contábeis participam da Feira do Empreendedor em Pato Branco
Leia mais: Prefeitura de Guarujá do Sul requer constantes manutenção mesmo tendo sido inaugurada no final da gestão anterior, há apenas 18 meses!

Nota Editorial: Este conteúdo faz parte da cobertura jornalística do Jornal da Fronteira, feito por humano com ajuda de ferramentas de inteligência artificial, sob revisão de editor humano.

Sugestões de pauta: Entre em contato via WhatsApp: (49) 3644 1724.

🚀 Aproveite e nos siga no Google Notícias: Clique aqui para seguir o Jornal da Fronteira

Rolar para cima
Copyright © Todos os direitos reservados.